2016-06-15

Seis projetos vencedores

Concurso Ciclo Verde – edição Ciclo da Sustentabilidade premia projetos no sul e em Duque de Caxias (RJ)

Sao Paulo -

Quatro projetos do Rio Grande do Sul e dois de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) voltados a sustentabilidade foram premiados nas últimas semanas no Ciclo da Sustentabilidade - Edição Ciclo Verde.


Na cidade de Montenegro (RS), o ganhador foi o projeto “Gotas dos ODS”, de Diego Gazola. A iniciativa propõe levar mensagens de conscientização sobre sustentabilidade, por meio de intervenções artísticas  espalhados pela cidade. Representando o município de Nova Santa Rita (RS) venceu a iniciativa “Produção Orgânica e Biodiversidade”, de Olímpio Vodzik, que visa o cultivo de produtos orgânicos e um ponto de educação ecológica para estudantes e produtores rurais. Já em São Leopoldo (RS), o ganhador foi a  “Cooperativa de Trabalho Mundo mais Limpo: preservação ambiental e protagonismo feminino”, que, por meio da reutilização de óleo de cozinha, fabrica itens de higiene e limpeza. E a Escola Aly de Lima Poeta foi vitoriosa com o projeto “Uma Escola de Portas Abertas”, na cidade de Triunfo (RS). O objetivo do projeto é a construção de um espaço para aulas de educação ambiental e de socialização da comunidade.


Em Duque de Caxias (RJ) dois projetos foram vencedores. O primeiro colocado foi o “Programa de instalação de banheiros secos voltados para a compostagem” da ONG TETO. O Projeto irá instalar 10 banheiros secos (tratamento do esgoto) na comunidade de Jardim Gramacho. O segundo lugar ficou para o projeto “Sarau de Poesia Apadrinhe um Sorriso”, da ONG Sarau de Poesia. O projeto irá desenvolver atividades de arte e cultura, interligadas à questões ambientais, para crianças e jovens. As atividades acontecem em forma de Saraus e Poesias junto à comunidade do Bairro Parque das Missões.
A LANXESS recebeu durante dois meses 110 inscrições de projetos para o Concurso Ciclo Verde – edição Ciclo da Sustentabilidade a serem realizados no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.


O Concurso Ciclo Verde está apoiando projetos que tenham por objetivo solucionar problemas socioambientais de sua comunidade. Os projetos vencedores receberão apoio financeiro de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) e suporte técnico de especialistas em gestão socioambiental durante toda a implementação.


A parceria com o Ciclo da Sustentabilidade irá registrar em um filme de 52 minutos no formato de documentário, a história, processo de implantação e resultado dos projetos vencedores, promovendo visibilidade à estas iniciativas. O projeto também ganhará um vídeo institucional próprio.


Todos os inscritos foram avaliados por um comitê técnico, que levou em consideração os critérios de avaliação descritos no Edital do Concurso. Quatro projetos de cada cidade passaram para a 2ª etapa e puderam apresentar sua ideia a um corpo de jurados, formado por especialistas da ARLANXEO, da Secretaria de Educação e de Meio Ambiente, da imprensa local e da sociedade civil.


O Ciclo Verde
O Concurso Ciclo Verde é uma iniciativa da LANXESS, criado para apoiar o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atua. Sua proposta tem como objetivo mobilizar pessoas, instituições não governamentais e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los.


Desde 2010, o Concurso já beneficiou mais de 6 mil pessoas e contribuiu com a implantação de 40 projetos socioambientais, que promoveram a educação ambiental de crianças, jovens e adultos, a estruturação de cooperativas de reciclagem, a restauração de áreas de degradação ambiental, a construção de equipamentos para garantir o acesso à água, entre outros.