2021-10-29

Novo composto de poliamida 6 da LANXESS é alternativa econômica para a produção de componentes com paredes finas

  • Novo composto de poliamida 6 não reforçado com excelente resistência a chama
  • Alternativa econômica para poliamida 66
  • Perfeito para a produção de componentes com paredes finas

São Paulo -

Os compostos de poliamida 66 retardantes de chama que não são reforçados com fibras de vidro se tornaram significativamente mais caros ultimamente devido ao alto preço do polímero de PA66. Com o Durethan B30SFN31, a LANXESS desenvolveu um material alternativo de baixo custo que pode ser moldado por injeção em tempos de ciclo igualmente curtos. "Nosso novo composto de poliamida 6 retardante de chama sem halogênio é particularmente adequado para componentes de paredes finas que precisam ser produzidos em grandes quantidades a baixo custo", explica Alexander Radeck, especialista em plásticos retardadores de chama da LANXESS. O material, com um design que pode receber qualquer cor, foi desenvolvido e otimizado em estreita cooperação com clientes da indústria elétrica e eletrônica (E&E) para aplicações específicas. Por exemplo, ele é especialmente adequado para blocos de terminais aos quais os cabos são conectados em quadros de distribuição de energia ou gabinetes de controle.

 


Utilização imediata em todas as cores


O composto estabilizado ao calor atende aos requisitos do teste de inflamabilidade (UL 94 - do instituto americano Underwriters Laboratories Inc.) em todas as cores, alcançando uma excelente classificação V-0 para espessuras de parede de 0,4 a 3,0 milímetros. "Isso gera uma vantagem de custo para os moldadores, pois eles podem pegar o plástico que colorimos de acordo com suas preferências e usá-lo imediatamente, sem a necessidade de colorir eles próprios e já com o trabalho e as despesas de tê-lo certificado na UL incluídos", diz Radeck. A cor é um importante elemento de design em muitas aplicações de E&E e costuma ser usada para identificar componentes para fins de segurança.

 


Resistente ao rastreamento, fluido e fácil de processar


O novo termoplástico apresenta boa resistência ao rastreamento, mesmo em altas tensões elétricas. Esse último se reflete em um valor CTI (índice de rastreamento comparativo, IEC 60112) de 600 V, que reduz o risco de curtos-circuitos e defeitos causados ​​por correntes de fuga. Isso permite designs de componentes mais compactos. Como resultado, os dispositivos são menores, em linha com a tendência de miniaturização. Um dos pontos fortes do composto é o seu alto alongamento na ruptura, que é uma medida da deformação plástica sob tensão mecânica. "O alongamento na ruptura do nosso material é alto, mesmo quando recém-moldado, o que significa que os componentes podem ser montados imediatamente após a produção e que os snap fits integrados, por exemplo, não quebram antes de serem montados", explica Radeck. Outro benefício do material é a excelente fluidez do material fundido. Isso facilita a moldagem por injeção de componentes com geometrias muito delicadas e de paredes finas. Comparado com compostos de poliamida 66 retardantes de chama não reforçados, o material pode ser processado mais suavemente em temperaturas mais baixas.Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre compostos retardantes de chama na LANXESS aqui.

 


Sobre a LANXESS:


A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

 

 

Declarações prospectivas


Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

 

 

Informações para editores:


Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados em https://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em https://photos.lanxess.com.
Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" em https://inside.lanxess.com.


Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:
https://www.twitter.com/LANXESS
https://www.facebook.com/LANXESS
https://www.linkedin.com/company/lanxess
https://www.youtube.com/lanxess