2021-11-17

LANXESS lança plástico sustentável de alta performance

  • Composto de poliamida 6 feito com 92% de matérias-primas sustentáveis
  • Com lançamento, companhia dá outro grande passo em direção à economia circular
  • A certificação independente usando o método de balanço de massa torna o conteúdo de matérias-primas sustentáveis ​​transparente e rastreável

São Paulo -

Na fabricação de plásticos, a LANXESS está cada vez mais voltada para as chamadas matérias-primas "circulares" e de base biológica. O produto mais recente da empresa de especialidades químicas é o Durethan BLUEBKV60H20EF. Noventa e dois por cento das matérias-primas usadas neste composto de alta fluidez foram substituídas por alternativas sustentáveis ​​- isso é mais do que em qualquer outro plástico reforçado com fibra de vidro de primeira qualidade.
O novo tipo de plástico é o primeiro produto da LANXESS na nova série "Scopeblue". O rótulo da marca identifica produtos que consistem em pelo menos 50% de matérias-primas circulares (recicladas ou de base biológica) ou cuja pegada de carbono é pelo menos 50% menor do que a dos produtos convencionais."Um futuro neutro em carbono só pode se tornar realidade se começarmos a usar produtos mais sustentáveis ​", diz Frederique van Baarle, que chefia a divisão de High Performance Materials (HPM) da LANXESS. "Nosso primeiro produto comercializado sob a marca Scopeblue representa uma solução real para a economia circular. O composto é um material premium certificado que tem como base matérias-primas sustentáveis", destaca o executivo.

 


Missão de utilizar 100% de matéria prima sustentável

 

Uma das matérias-primas usadas na produção desse plástico de alto desempenho à base de poliamida-6 é o ciclohexano de fontes sustentáveis ​​- ou seja, o ciclohexano que é de base biológica, base biológica reciclada ou produzido por meio de reciclagem química. O material também é reforçado com 60% de fibras de vidro, compreendendo resíduos de vidro industrial em vez de matérias-primas minerais. As matérias-primas alternativas que a LANXESS utiliza nos precursores da poliamida 6 são quimicamente idênticas aos seus equivalentes de origem fóssil ("soluções drop-in"), portanto, o Durethan BLUEBKV60H20EF exibe as mesmas características do material virgem e pode ser processado facilmente, usando exatamente as mesmas ferramentas e instalações de produção, sem necessidade de trabalho de conversão."Este material estrutural de alta resistência e alta rigidez pode ser implantado onde quer que seu equivalente puramente fóssil Durethan BKV60H20EF tenha sido tradicionalmente usado na produção em série - ou seja, na construção automotiva para a produção de front-ends de carros, pedais de freio e cárteres", destaca o Dr. Guenter Margraf, Chefe do Gerenciamento Global de Produtos da HPM.Entretanto, os desenvolvedores seguem focados em conseguir concretizar o uso de mais de 92% de matérias-primas sustentáveis. "Atualmente, estamos trabalhando para aumentar o teor de matérias-primas sustentáveis ​​neste composto para 100%", diz Margraf. Isso requer amônia sintetizada com hidrogênio neutro em carbono. A médio prazo, a empresa de especialidades químicas também planeja substituir os aditivos usados ​​em seus plásticos por equivalentes sustentáveis.


A LANXESS está oferecendo um produto novo e particularmente sustentável sob o nome DurethanBLUEBKV60H20EF

 

 

Outros compostos sustentáveis ​​devem ser lançados

 

Com Durethan ECOBKV30H20, ECOBKV35H20 e ECOBKV60XF, a LANXESS lançou recentemente três compostos de poliamida 6 contendo 30%, 35% e 60% em peso, respectivamente, de fibra reciclada feita de resíduos de vidro conforme calculado usando o método de balanço de massa certificado pelo ISCC Plus. Em resposta à grande demanda dos clientes, esta família de produtos foi estendida nos últimos meses para incluir ainda mais compostos baseados nas poliamidas 6 e 66. A LANXESS também está usando as fibras de vidro recicladas para o reforço mecânico de seu tereftalato de polibutileno da marca Pocan (PBT) compostos. Os primeiros produtos incluem Pocan ECOB3235 e o retardante de chamas ECOB4239, cada um dos quais contém 30% em peso de fibras de vidro recicladas, calculadas usando o método de balanço de massa certificado.

 

 

Certificação independente de sustentabilidade na cadeia de abastecimento

 

A origem sustentável das matérias-primas é certificada pelo ISCC Plus ("International Sustainability and Carbon Certification"). Isso se aplica não apenas aos locais de produção da LANXESS em Antuérpia (Bélgica) e Krefeld-Uerdingen (Alemanha), mas também a todos os precursores originados exclusivamente de fornecedores que também são certificados pelo ISCC Plus.O método de balanço de massa, que foi introduzido com a certificação ISCC Plus, compara as matérias-primas usadas com as quantidades do produto no mercado, a fim de estabelecer uma ligação entre a entrada e a saída para fins contábeis. Se a quantidade de matéria-prima necessária para a fabricação de uma quantidade definida de produto for substituída por alternativas sustentáveis, o método pode ser usado para determinar a quantidade de massa sustentável no produto final. Isso torna as características de sustentabilidade do produto mais claras para os usuários.O ISCC é um padrão que foi desenvolvido com o propósito de avaliar os requisitos de sustentabilidade da EU RED (Diretiva de Energias Renováveis ​​da União Européia) e está sendo cada vez mais usado em todo o mundo também na indústria química. A LANXESS é membro da ISCC Association e desempenha um papel ativo no desenvolvimento da certificação de sustentabilidade.Você pode encontrar mais informações sobre os produtos certificados ISCC Plus da LANXESS aqui.

 

Sobre a LANXESS:


A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

 

 

Declarações prospectivas


Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

 

 

Informações para editores:


Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados em https://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em https://photos.lanxess.com.
Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" em https://inside.lanxess.com.


Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:
https://www.twitter.com/LANXESS
https://www.facebook.com/LANXESS
https://www.linkedin.com/company/lanxess
https://www.youtube.com/lanxess