2021-10-25

Projetando eletrodomésticos à prova de fogo: LANXESS expande sua linha de plásticos com retardantes à chama

  • Materiais certificados pela Associação Alemã de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Tecnologia da Informação no teste de fio incandescente utilizados no produto final
  • A alta resistência à chama oferece maior flexibilidade no projeto do componente
  • Material possui potencial para aplicações em veículos elétricos

São Paulo -

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade de Pesquisa do Consumidor de Nuremberg (GfK), na Alemanha, as vendas de bens de consumo técnicos aumentaram em 2020, apesar da pandemia de coronavírus. A demanda por eletrodomésticos também permanece forte porque muitos consumidores estão investindo cada vez mais em suas próprias quatro paredes. O resultado é a crescente demanda por plásticos com retardantes à chama que atendam ao padrão internacional de resistência ao fogo IEC / EN 60335-1 para componentes de eletrodomésticos não supervisionados, como máquinas de lavar louça. Em resposta, a LANXESS está expandindo sua linha de compostos retardantes à chama para incluir variantes de materiais que oferecem um alto grau de resistência à chama em testes de fio incandescente realizados de acordo com essa norma.

 

O mais recente acréscimo a essa linha é o Durethan BKV30FN34 retardante à chama não-halogenado que se destina principalmente a usuários que - por razões de segurança - preferem a certificação do teste de fio incandescente no produto de acordo com as condições e requisitos para aparelhos domésticos (Teste de fio incandescente, IEC 60695-2-1). "Este composto de poliamida 6 oferece enormes reservas de segurança devido ao seu alto grau de resistência à chama. Isso possibilita uma maior liberdade de design de componentes", diz Alexander Radeck, especialista em plásticos retardantes à chama da unidade de negócios High Performance Materials (HPM) da LANXESS. 

 

Os dois novos compostos também podem ser potencialmente usados na fabricação de componentes elétricos e eletrônicos para sistemas de carregamento de baterias de veículos elétricos. Foto: LANXESS

 

 

 

Alta resistência à fuga de corrente e alongamento na ruptura 

 

A resistência do fio incandescente dessa nova poliamida 6 já foi certificada pela VDE - Associação Alemã de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Tecnologia da Informação (Pruef- und Zertifizierungsinstitut GmbH) com um valor GWIT de 775 ° C para espessuras de parede entre 0,4 e 3,0 milímetros (temperatura de ignição do fio incandescente, IEC 60695-2-13). Outra vantagem desse material é sua alta resistência à ruptura dielétrica, de 600 V (CTI A, Comparative Tracking Index, IEC 60112), que reduz o risco de curto-circuito e de defeitos causados por fuga de corrente. Isso permite que os projetistas tornem os módulos elétricos e eletrônicos mais compactos, reduzindo o tamanho do produto final. O plástico, que é reforçado com 30% em peso de fibras de vidro curtas, também oferece alto alongamento na ruptura. "Isso significa que os encaixes, tipo snap fits, por exemplo, que são um pouco mais grossos por motivos visuais, não se deformem nem quebrem antes de serem acionados", diz Radeck. 

 

 

Pocan TFN4230: Outro composto de PBT com excelente resistência ao fio incandescente 

Outro composto projetado para teste de fio incandescente no produto final é o Pocan TFN4230. A mistura PBT + PET (polibutileno tereftalato / polietileno tereftalato) já é usado em uma série de aplicações de produção em série e foi certificado pela VDE com um valor GWIT de 775 ° C (0,4 a 3,0 milímetros). O material oferece não apenas alta resistência à ruptura dielétrica, mas também excelente estabilidade dimensional. 

 

 

Potencial de aplicação em sistemas de carregamento de bateria de veículos 

Radeck: "Queremos ver esses dois compostos serem utilizados em caixas, micro interruptores e conectores para aparelhos como máquinas de lavar, secadoras e lava-louças. Mas também vemos um potencial empolgante em uma variedade de componentes elétricos e eletrônicos para veículos elétricos - especialmente nos sistemas de carregamento de bateria", finaliza. 

Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre compostos retardadores de chama da LANXESS - bem como sobre tipos de materiais especialmente otimizados para teste de fio incandescente - em flame-retardancy.lanxess.com

 

 

Sobre a LANXESS:

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 6,1 bilhões em 2020. A empresa tem atualmente cerca de 14.800 funcionários em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

 

 

Declarações prospectivas

Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas por fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto, e nenhuma confiança deve ser colocada, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste documento, e, portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos diretores, diretores ou funcionários de tal pessoa aceita qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.

 

 

Informações para editores:

Todos os comunicados de notícias da LANXESS e suas fotos podem ser encontrados em https://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em https://photos.lanxess.com.

Você pode encontrar mais informações sobre química LANXESS em nossa revista digital "Inside LANXESS" em https://inside.lanxess.com.

 

Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:

https://www.twitter.com/LANXESS

https://www.facebook.com/LANXESS

https://www.linkedin.com/company/lanxess

https://www.youtube.com/lanxess