2016-04-04

LANXESS e Saudi Aramco concluem negociação de joint venture

  • Joint venture ARLANXEO lançada em 1º de abril, 2016 como planejado
  • LANXESS recebeu recursos de caixa de cerca de 1,2 bilhões de euros
  • Anunciada composição do comitê de acionistas da ARLANXEO

Colônia -

Hoje mais cedo (1º de abril, 2016), a empresa de especialidades químicas LANXESS e a Saudi Aramco concluíram a formação da joint venture em base de 50-50 para borracha sintética, a ARLANXEO. O negócio foi anunciado pela primeira vez em setembro de 2015 e todas as autoridades antitruste relevantes liberaram a transação em fevereiro de 2016.


Com o fechamento da transação, uma participação de 50 por cento da joint venture ARLANXEO foi transferida para a subsidiária holandesa da Saudi Aramco, a Aramco Overseas Holdings Coöperatief U.A. Por sua vez, a LANXESS recebeu recursos em dinheiro de cerca de 1,2 bilhões de euros.


A LANXESS planeja investir cerca de 400 milhões de euros dos recursos da transação em crescimento orgânico. Outro valor de cerca de 400 milhões de euros está destinado a uma redução na posição financeira de débitos e cerca de 200 milhões de euros deverão ser usados em um programa de recompra de ações.


Com o lançamento da ARLANXEO, a composição do comitê de acionistas da empresa também foi anunciada. O comitê será presidido pelo presidente do conselho de administração, Matthias Zachert. Warren W. Wilder, Vice Presidente de Produtos Químicos da Saudi Aramco, é o Vice Presidente. Os membros adicionais do comitê de acionistas da ARLANXEO são Michael Pontzen, diretor financeiro da LANXESS; e Khalid H. Al-Dabbagh, Controller da Saudi Aramco.


A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas com vendas de EUR 7,9 bilhões em 2015 e cerca de 16.200 funcionários em 29 países. A empresa atualmente está representada em 52 plantas de produção em todo o mundo. O negócio principal da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e o comércio de plásticos, borracha, intermediários e especialidades químicas. A LANXESS é um membro dos líderes de índice de sustentabilidade do Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good.


Colônia,     1 de abril, 2016
dae        (2016-00031e)


Declarações prospectivas.
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas com base em suposições e previsões feitas pela administração da LANXESS AG. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores poderiam levar a diferenças importantes entre os resultados futuros reais, a situação financeira, o desenvolvimento ou desempenho da empresa e as estimativas aqui fornecidas. A empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar estas declarações prospectivas ou adequá-las a eventos ou desenvolvimentos futuros.


Informação para editores:

Todos os comunicados à imprensa da LANXESS e as fotos que os acompanham podem ser encontrados em press.lanxess.com. As fotos recentes do Conselho de Administração e outros materiais de imagem da LANXESS estão disponíveis em photos.lanxess.com. Os materiais televisivos podem ser encontrados em globe360.net/broadcast.lanxess/.


Leia informações adicionais sobre a química da LANXESS em nossa Revista On-line em webmagazine.lanxess.com.


Siga-nos no Twitter, Facebook, Linkedin e YouTube:

www.twitter.com/LANXESS
www.facebook.com/LANXESS
www.linkedin.com/company/lanxess
www.youtube.com/lanxess