2017-04-21

LANXESS completa aquisição da Chemtura

  • Negociação foi aprovada por todos os órgãos reguladores
  • A combinação dos negócios de Aditivos das duas companhias, gerará vendas anuais de cerca de 2 milhões de euros, tornando-se o pilar mais forte no grupo
  • Zachert: “Essa aquisição é um grande passo no processo de realinhamento da empresa”

Cologne -

A LANXESS, empresa especializada em produtos químicos, completou com sucesso a aquisição da empresa norte-americana Chemtura, uma das principais fornecedoras mundiais de retardantes de chamas e aditivos lubrificantes. Todos os órgãos reguladores aprovaram a transação. Em fevereiro desse ano, os acionistas da Chemtura votaram pela aprovação da aquisição. Avaliada em EUR 2,4 bilhões, a empresa norte-americana é a maior aquisição na história da LANXESS e expande, significativamente, o portfólio de aditivos da empresa, tornando a companhia um dos principais players do mundo neste segmento em crescimento, que é um dos mais atraentes na indústria de produtos químicos especiais. Além dos aditivos, os negócios de uretanos e organometálicos da Chemtura também serão integrados ao portfólio da LANXESS. A empresa, com sede em Colônia, irá absorver 2500 colaboradores da Chemtura, em 20 sites localizados em 11 países. Os negócios da Chemtura geram vendas anuais de cerca de 1,5 milhão de euros.

“A aquisição da Chemtura é outro grande passo no nosso processo de realinhamento e um marco significativo no nosso curso de crescimento. A ‘nova’ LANXESS está ganhando forma. A expansão dos negócios de aditivos garante a LANXESS um importante pilar adicional. Em sua nova estrutura e com uma carteira ainda mais equilibrada, a empresa será muito mais estável e rentável. Ao mesmo tempo, a Chemtura fortalece, consideravelmente, nossa presença na América do Norte,” afirma Matthias Zachert, Presidente da Diretoria da LANXESS. “Focaremos agora nossa energia em integrar rápida e harmoniosamente as novas empresas e funcionários, bem como em servir de forma exemplar nossos atuais e novos clientes”.

Por meio dessa aquisição, a LANXESS fortalece sua presença na América do Norte. Nessa região, a companhia está representada em 24 locais de produção (anteriormente eram 12) e emprega aproximadamente 2.800 funcionários (anteriormente eram 1.500). A participação da região nas vendas globais aumenta de aproximadamente 17% para aproximadamente 21%.

O resultado anual esperados da sinergia das duas companhias é de cerca de 100 milhões de euros até 2020. A aquisição da Chemtura já deve aumentar o lucro por ação da LANXESS no primeiro ano fiscal completo após o fechamento. A LANXESS financiou a aquisição por meio de duas obrigações empresariais e uma obrigação híbrida, bem como dinheiro. Os títulos foram colocados com sucesso em termos atraentes já em 2016.


Aditivos: um pilar forte da LANXESS

Com efeito imediato, a LANXESS irá combinar todo o seu negócio de aditivos dentro do novo segmento Specialty Additives. Este segmento é um pilar adicional no grupo LANXESS, com vendas anuais de aproximadamente 2 bilhões de euros e cerca de 2.900 funcionários em todo o mundo. O segmento compreende as novas unidades de negócios Additives e Rhein Chemie. O negócio combinado com retardantes de chama e aditivos lubrificantes está ancorado na unidade de negócios Additives, que é liderado por Anno Borkowsky. A unidade de negócios Rhein Chemie, liderada por Philipp Junge, compreende os negócios existentes de aditivos de borracha e cor da LANXESS.


LANXESS fortalece negócio de aditivos, retardantes de chama e lubrificantes


A LANXESS reforça, significativamente, a sua posição na área de aditivos lubrificantes e lubrificantes sintéticos para aplicações industriais. “Somos agora um dos principais fornecedores de lubrificantes industriais e possuímos uma cadeia de valor integrada”, explica Anno Borkowsky. A LANXESS espera um crescimento médio de 3 a 4% ao ano para o mercado de aditivos para lubrificantes industriais, impulsionado principalmente pela crescente demanda de lubrificantes em termos de capacidade de desempenho e compatibilidade ambiental.

A empresa também está expandindo significativamente sua posição no mercado para aditivos retardantes de chama, operando o portfólio de aditivos retardantes de chama à base bromo da Chemtura. Devido à sua alta eficácia, estas substâncias são utilizadas, entre outros segmentos, na indústria da construção e são um complemento ideal para o negócio já existente da LANXESS de aditivos à base de fósforo. “As exigências dos retardantes de chama estão aumentando continuamente devido, particularmente, à tendência para a produção eficiente de energia. Esta aquisição nos tornará um dos principais fornecedores mundiais de aditivos retardantes de chama. A partir de hoje, podemos oferecer aos nossos clientes uma variedade de produtos complementares à base de bromo e fósforo a partir de uma única fonte,” complementa Borkowsky. A companhia também espera taxas de crescimento anual de 3 a 4% para a área de aditivos retardantes de chama.


Novos campos de atuação da LANXESS: uretanos e organometálicos

O negócio de uretanos é novo para a LANXESS. Com efeito imediato, será colocado dentro da recém-formada unidade Urethane Systems, liderada por Markus Eckert. A gama de produtos inclui pré-polímeros fundidos ao calor, dispersões aquosas especiais de uretano e polióis de poliéster. Estes são componentes de poliuretanos especiais, usados principalmente nas indústrias de construção, mineração, petróleo, gás, equipamentos atléticos e eletrônicos. Estes plásticos são utilizados, por exemplo, para fabricar rolos para correias transportadoras ou patins inline. Urethane Systems irá juntar-se à unidade de negócios High Performance Materials da LANXESS para formar o novo segmento Engineering Materials.

Também no portfólio da LANXESS é novo o negócio de organometálicos. Estes são compostos químicos utilizados, entre outras aplicações, como catalisadores na produção de polímeros ou para a síntese de produtos químicos finos e produtos farmacêuticos. Com efeito imediato, este negócio fará parte da unidade de negócios Advanced Industrial Intermediates da LANXESS.


Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma companhia líder em especialidades químicas com vendas de 7.7 bilhões de euros, em 2016. Possui cerca de 19.200 colaboradores em 25 países. Atualmente, a empresa é representada por suas 75 unidades de produção instaladas em todo o mundo. Seu core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de químicos intermediários, aditivos, plásticos e especialidades químicas. Por meio da ARLANXEO, joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um dos principais fornecedores de borracha sintética do mundo. A LANXESS é membro do principal índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e do FTSE4Good.


Declarações prospectivas

Este release da empresa contém declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e pontos de vista da empresa ou citados de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG diferem materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que os pressupostos subjacentes a estas declarações prospectivas estejam isentos de erros nem aceita qualquer responsabilidade pela futura exatidão das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos previstos. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita de forma a não confiar em quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões aqui contidas e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a erros, omissões ou distorções contidas neste documento, E, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou de qualquer empresa afiliada, ou mesmo qualquer um dos seus dirigentes, diretores ou empregados tem responsabilidade direta ou indiretamente da utilização deste documento.


LANXESS nas redes sociais:
http://www.facebook.com/LANXESS
www.youtube.com/LANXESSTV


LANXESS - Contatos com a imprensa:
Virta Comunicação Corporativa
Fernanda Arantes – fernanda.arantes@virta.inf.br
11 – 3894-2429