2019-12-02

LANXESS adquire fabricante brasileiro de biocidas

São Paulo -

A LANXESS, multinacional alemã de especialidades químicas, está fortalecendo sua posição como uma das principais fabricantes mundiais de ingredientes ativos de biocidas e formulações por meio da aquisição da  IPEL Itibanyl Produtos Especiais Ltda (IPEL). A empresa familiar, sediada em Jarinu, São Paulo, é uma das principais fabricantes brasileiras de biocidas.
 
As empresas acordaram que o valor da aquisição não será divulgado. A transação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste competentes e a expectativa é que seja concluída no primeiro trimestre de 2020.

“Essa aquisição representa o crescimento continuado de nossa região e a importância do Brasil para a organização”, disse Eliane Siviero, CEO da LANXESS no Brasil.

“Em nossa história de trinta anos, estabelecemos o IPEL como referência para o controle microbiológico no Brasil e na América do Sul. Também fico feliz por celebrar esse acordo com a LANXESS, uma empresa que possui valores semelhantes aos nossos”, disse Walter Piccirillo Pinto, Fundador e Presidente da IPEL.

Leonardo Felipe Pinto, Diretor Executivo da IPEL, acrescentou: ”A aquisição irá fortalecer ainda mais nossos negócios na região beneficiando principalmente clientes, parceiros e colaboradores.”

Com a aquisição da IPEL no Brasil, a unidade de negócios Material Protection Products (MPP) da LANXESS fortalece sua presença global e passa a atender clientes na América do Sul a partir da sua produção local. A unidade de negócios MPP possui atualmente fábricas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia.

“Com os negócios da IPEL, expandimos nossa rede global de produção e fortalecemos nossa posição na América do Sul. A IPEL tem uma forte rede de clientes que logo poderá se  beneficiar da nossa combinação de portfólio de produtos com nossa experiência em assuntos regulatórios”, disse Oliver Kretschik, Head da linha de biocidas da unidade de negócios MPP.

Além de aproximadamente 100 funcionários e da fábrica, a LANXESS também assumirá as instalações do laboratório da empresa no Brasil e passará a ter acesso a produtos preliminares estratégicos.

A IPEL gera a maior parte de suas vendas com biocidas e especialidades químicas para as indústrias de tintas e revestimentos. Os biocidas protegem os materiais contra infestações, destruição e deterioração causadas por microorganismos. Eles prolongam a vida útil e garantem a funcionalidade dos produtos finais. O portfólio de produtos também inclui conservantes e fungicidas para controle de processos no tratamento de água, além de ingredientes ativos para agentes de desinfecção e limpeza.


O negócio de proteção de materiais da LANXESS, MPP


A unidade de negócios MPP da LANXESS emprega cerca de 540 pessoas e tem fábricas em Krefeld-Uerdingen e Dormagen (Alemanha), Sudbury (Grã Bretanha), Pittsburgh e Memphis (EUA), Jhagadia (Índia), Changzhou (China) e Singapura.

Os produtos da divisão de negócios são usados em uma ampla gama de aplicações em todo o mundo. Com seu diverso portfólio de ingredientes ativos antimicrobianos e conservantes, a unidade de negócios MPP fornece soluções específicas para clientes de vários setores, como tintas e revestimentos, desinfetantes e também para as indústrias de proteção de madeira, construção e bebidas. Além disso, a divisão de MPP oferece assistência técnica abrangente, suporte regulatório e pesquisa e desenvolvimento específico de projetos.

A LANXESS é um grupo líder em especialidades químicas com vendas de 7,2 bilhões de euros em 2018 e tem atualmente cerca de 15.500 funcionários em 33 países. A empresa opera atualmente 60 unidades de produção em todo o mundo. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a venda de produtos químicos intermediários, aditivos, especialidades químicas e plásticos. A LANXESS é membro dos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World and Europe) e FTSE4Good. No Brasil, a LANXESS foi considerada a melhor empresa para trabalhar no setor químico/petroquímico. (Resultado da pesquisa “150 melhores empresas para trabalhar, 2019, Revista Você S/A).

Köln,         XX de novembro de 2019
dae        (2019-001xx)



Declarações prospectivas
Este comunicado contém declarações prospectivas, incluindo suposições, expectativas, opiniões da empresa, bem como a representação de suposições e opiniões de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados, a condição financeira ou o desempenho da LANXESS AG sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados, desempenhos ou realizações futuras expressas ou implícitas em tais declarações prospectivas. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a estas declarações prospectivas estejam corretas e não assume nenhuma responsabilidade pela precisão futura das declarações feitas nesta declaração ou pela ocorrência real de desenvolvimentos futuros aqui descritos. A LANXESS AG não dá nenhuma garantia (expressa ou implícita) de que as informações, estimativas, projeções e opiniões aqui expressas sejam precisas ou que provarão ser precisas, e nenhuma confiança deve ser depositada nelas. A LANXESS AG não assume nenhuma responsabilidade por quaisquer erros, omissões ou declarações errôneas contidas neste comunicado. Portanto, nenhum representante da LANXESS AG ou de qualquer de suas empresas do grupo ou de qualquer de seus respectivos órgão executivos assume qualquer responsabilidade que possa resultar direta ou indiretamente do uso deste documento.


Notas para os editores:

Todas as informações à imprensa da LANXESS e fotos relacionadas podem ser encontrados em http://presse.lanxess.de. Fotos atuais do Conselho de Administração e outros materiais de imagem da LANXESS estão disponíveis em: http://fotos.lanxess.de.

Você pode encontrar mais informações sobre a química da LANXESS em nossa revista web em webmagazin.lanxess.de.

Siga-nos no Twitter, Facebook, Linkedin e YouTube:
http://www.twitter.com/lanxess_deu
http://www.facebook.com/LANXESS
http://www.linkedin.com/company/lanxess
http://www.youtube.com/lanxess