2014-03-21

Dia Mundial da Água

Water is the origin of all life and is extremely important to each and every one of us.

São Paulo -

A água é a origem da vida e é extremamente importante para todos nós. É por isso que, em 1993, as Nações Unidas introduziram o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente no dia 22 de março. O foco muda a cada ano e desta vez "Água e Energia" está em destaque. Isto levanta uma outra questão que, apesar de sua importância, raramente é um assunto de discussão pública – o elo entre água potável e o aumento global na demanda de energia. A indústria química faz uma contribuição importante para ambas as questões.

As discussões relativas à água e energia são muitas vezes restritas à geração de eletricidade em usinas hidrelétricas. Naturalmente, grandes quantidades de água são necessárias para manter as grandes turbinas em movimento, mas a qualidade e pureza da água utilizada têm um papel menor. A água de usinas hidrelétricas pode ser usada para outros fins, sem primeiro ter que ser limpa.

Outras indústrias, porém, têm demandas muito maiores em relação à água como matéria-prima, seja para gerar eletricidade a partir de combustíveis fósseis ou energia nuclear, na indústria química para a fabricação de papel ou no setor de eletrônicos. Mesmo em mineração, processamento de alimentos, fabricação de aço e engenharia automotiva, praticamente nada é possível sem água. Por exemplo, são necessários 500 litros de água para produzir um quilo de papel, cerca de 10 a 20 mil litros para construir um carro e até seis toneladas de água para fabricar uma tonelada de aço. Em todo o mundo, mais de 20% de toda a água extraída de fontes de superfície, como rios e lagos, e de águas subterrâneas são utilizados para fins industriais. Em regiões altamente desenvolvidas, como a Europa, esse número chega a 60%, ao passo que nos países em desenvolvimento é um pouco menos de oito por cento. Na Alemanha, o uso industrial responde por 84% da água extraída. As centrais térmicas usam cerca de três quartos deste total - principalmente para fins de resfriamento. Cerca de 630 litros de água de resfriamento são necessários por dia e por pessoa simplesmente para cobrir as necessidades de eletricidade da Alemanha, mas a maior parte dela é reciclada em circuitos fechados.

Mais de metade da água utilizada na indústria de manufatura - sem contar a água de resfriamento para centrais eléctricas - é utilizada pelo setor de produtos químicos. Isto equivale a cerca de 30% de todo o volume de água extraída na Alemanha. Outros consumidores de água relativamente grandes incluem a indústria de mineração, fabricação e processamento de metal, indústria de alimentos, fabricação de papel e o setor de impressão.

Tratamento de água para geração segura de energia
Processos químicos e mecânicos complexos de tratamento são necessários para água de resfriamos, água de processamento e água quase pura, completamente dessalinizada em centrais eléctricas.

Na maioria dos casos, as resinas de troca iônica são utilizadas para dessalinizar a água de alimentação. Isto é essencial porque as altas temperaturas poderiam fazer com que os sais alcalinos e minerais que se encontram presentes na água se acumulem nas superfícies de aquecimento de caldeiras e formem uma camada isolante que impede a transferência de calor. Isto pode resultar em fissuras de estresse térmico ou até mesmo fazer com que a caldeira se rompa e dar origem à corrosão, abrasão e desequilíbrio entre os componentes do vapor, por exemplo, na turbina.

Um segundo passo por vezes é necessário, por exemplo, se a água contiver uma elevada proporção de substâncias orgânicas. Estas substâncias também podem danificar a turbina e outros componentes no ciclo da água até o vapor. Este segundo passo é chamado de osmose inversa.

Na usina combinada de energia e calor de Chemnitz, por exemplo, os elementos de filtro de membrana de LANXESS diminuíram significativamente o grau de variação de qualidade da água e, em especial, filtram as substâncias orgânicas. Além disso, a osmose reversa pode ser utilizada, por exemplo, para dessalinizar a água do mar ou a água salobra para produção de água potável.
 
Troca iônica e osmose reversa são tecnologias complementares e, portanto, muitas vezes combinadas para um efeito otimizado. O software Lewaplus da LANXESS para o planejamento e projeto de estações de tratamento de água complexas combina as duas tecnologias em um único instrumento de planeamento, para oferecer aos clientes mais valor agregado. 

Conservando os recursos por meio de várias utilizações
Graças a numerosas mudanças nos processos de produção e otimização contínua de tratamento de água, é possível reduzir progressivamente o consumo de água, utilizando-a várias vezes. Aqui, também, produtos da indústria química têm desempenhado um papel fundamental.

O número de vezes que a água é utilizada na indústria de papel passou de 2,4 em 1950 para cerca de 12 atualmente. Na indústria química, a água é agora reciclada em uma média de 28 vezes, antes de ser canalizada através do sistema de tratamento de esgoto, para depois poder entrar no ciclo da água purificada.

Ainda há mais progressos a serem feitos, pois a indústria química atua como um elo entre a água como matéria-prima e a geração de energia. A quarta maior indústria da Alemanha não só oferece abordagens inovadoras para o uso eficiente de água como matéria-prima, como também oferece soluções para a geração de energia sustentável com economia de recursos. Para marcar o Dia Mundial da Água deste ano, vamos reconhecer a contribuição da indústria química nas situações que subestimamos, como água potável e um fornecimento confiável de energia - porque esse papel será ainda mais importante no futuro.