2016-11-22

Criando valor

  • As soluções totalmente integradas atendem aos requisitos do cliente de maneira rápida, flexível e precisa.
  • Expansão da Planta Piloto Central de Orgânicos (ZeTO) dentro do cronograma
  • A demanda por Saltidin continua crescendo - expansão da capacidade da Saltigo

Barcelona, Spain -

A inovação permanece sendo uma importante maneira de agregar valor na indústria química, o que está em consonância com o último relatório da Deloitte “Inovação 4.0 - além da pura inovação do produto”. Mas, os produtos inovadores não são mais a única garantia para o sucesso no mercado. Atualmente, as soluções estão totalmente integradas e consolidadas, com o objetivo de atender aos complexos requisitos dos clientes, que mudam dinamicamente. O valor agregado é obtido por meio dessas soluções, que quando feitas sob encomenda, combinam tecnologias e serviços.

 

“Não há nada de novo nesta informação quando se trata de sínteses exclusivas”, aponta Dr. Torsten Derr, líder da unidade de negócios Saltigo GmbH. O sucesso do negócio de um cliente e o apoio otimizado para chegar a este sucesso é uma prioridade. “Neste caso, é importante que continuemos aumentando nosso canal de projetos, com tarefas inovadoras e originais, que nos possibilitem utilizar ao máximo nosso portfólio de tecnologia e competências. Os serviços que abrangem, desde o gerenciamento de projetos, desenvolvimento de processos e a garantia de qualidade do início ao fim, até a assessoria para o registro, têm um papel cada vez mais importante na geração de valor agregado sustentável para nossos clientes", afirma Derr. 

 

Serviços  como fator de sucesso

 

O serviço se estende por toda a cadeia de criação de valor, desde o planejamento, por meio do desenvolvimento do processo e de experiências, até o planejamento conjunto de campanha e otimização da cadeia de suprimento. Também inclui o envolvimento no registro de substâncias novas. Desta maneira, a empresa apoia seus clientes durante o ciclo de vida do produto e na disponibilização dos produtos finais no mercado. Derr explica: “As empresas podem prontamente se destacar da concorrência mediante a oferta de um espectro de serviços formado de maneira inteligente, que forneça benefícios extras a seus clientes. Uma resposta rápida e objetiva às necessidades dos clientes e aos requisitos do mercado é um fator de sucesso, pois possibilita a eles alavancarem vantagens competitivas”.

 

Parceira competente para moléculas mais complexas

 

O relatório da Deloitte também apontou que o número de moléculas lançadas a cada ano no mercado tem diminuído há décadas. Entretanto, a complexidade das novas moléculas continua crescendo. O desafio da síntese exclusiva também representa um ponto chave de venda diferenciado para fornecedores versáteis, flexíveis e experientes. Isto é o ponto forte da Saltigo, como sendo uma fabricante por encomendas com abrangente portfólio tecnológico e muitos anos de expertise em desenvolvimento de processos. “Nos orgulhamos de ter uma rede com mais de 10 instalações, que nos permite executar todo tipo de química - desde a fosgenação e hidrogenação sob alta pressão até reações em baixas temperaturas. Podemos fabricar até mesmo os mais complexos compostos moleculares. Nossos químicos utilizam essas instalações para desenvolver processos e construir moléculas", acrescentou Derr. 

 

Expansão dentro do cronograma

 

A Saltigo é uma das maiores fabricantes por encomenda do mundo e suas instalações de produção estão localizadas na Alemanha. “Recentemente, ganhamos diversos contratos da Ásia - apesar de suas vantagens citadas com frequência como um local de produção. Ao invés de tirarmos nossa empresa da Alemanha, estamos investindo aqui - atualmente 60 milhões de Euros em Leverkusen - para aumentarmos nossas capacidades para projetos de clientes em cerca de um terço”, afirma Derr. O trabalho de conversão e desenvolvimento que está sendo realizado na ZeTO, como parte deste projeto de investimento, está correndo conforme planejado. A data de conclusão do projeto está programada para o fim de 2017.

 

A ZeTO tem importância fundamental para a Saltigo. No momento, uma combinação de 70 módulos de reatores conectáveis de maneira flexível e 10 linhas de isolamento de sólidos fabricam uma grande variedade de produtos em uma escala que abrange desde menos de 100kg, até milhares de toneladas métricas. Uma característica da ZeTO é o amplo portfólio de equipamentos técnicos e tecnologias de síntese disponíveis, que podem ser combinadas quase que à vontade.  Estes incluem competências químicas fundamentais, tais como cloração, fluoração, hidrogenação e reações a baixas temperaturas até -100 °C. As reações organometálicas homogeneamente catalisadas e etapas de síntese de enzimas por catalisação completam a oferta.  O portfólio tecnológico está sendo constantemente expandido em colaboração com departamentos de pesquisas e universidades e moldados de acordo com os requisitos dos clientes.

 

Alta demanda por Saltidin

 

Uma das medidas de projeto de investimento é o aumentoda capacidades de produção do repelente de mosquitos Saltidin. Pensando nisso, a fábrica em Dormagen está planejada para expansão até a primavera de 2017.  Esse repelente de insetos com o nome icaridina, que não é de propriedade exclusiva, recentemente passou por uma expansão resultantepor conta do Zika vírus, que agora se espalhou pelo mundo inteiro. Derr explica: “Identificamos esta mudança na demanda numa etapa inicial e começamos a adaptar nossa capacidade produtiva em boa hora para refletir as necessidades do mercado. Acreditamos verdadeiramente que podemos atender a demanda, não apenas no Brasil e nos Estados Unidos, que permanece alta, mas também a crescente demanda na Europa”.

 

Em termos químicos, o Saltidin é 1-(1-metilpropoxicarbonil)-2-(-2-hidroxietil) piperidina. O ingrediente ativo tem um odor neutro e é feito para peles sensíveis, pois não irrita. É ideal para uma ampla gama de formulações de repelentes de insetos, que são aplicadas numa variedade de formas e é utilizado por diversos fabricantes desses produtos no mundo inteiro.

 

O Zika vírus é transmitido por mosquitos. O Saltidin repele esses insetos pelo odor e eles não conseguem mais reconhecer as pessoas como "doadoras de sangue". O ingrediente ativo da Saltigo não é um inseticida e por isso, não é perigoso para humanos se usado adequadamente”, explica Dirk Sandri, líder de Comercialização de Produtos Químicos Finos da Saltigo. Isto é mais um benefício importante do produto, além da boa compatibilidade com a pele. As substâncias repelentes de mosquitos, tais como a icaridina são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger mulheres grávidas e lactantes. O vírus pode causa a microcefalia, em recém-nascidos.

 

Informações detalhadas sobre o Saltidin e os serviços da Saltigo podem ser obtidas on-line em www.saltigo.com.