2017-06-12

Concurso Ciclo Verde da LANXESS: conheça os finalistas!

Quinze iniciativas irão passar pela banca presencial em Porto Feliz (SP), São Leopoldo (RS) e de São Paulo

Brazil -

Ao todo, mais de 50 projetos foram enviados. Todos participaram de um processo seletivo transparente e democrático, que está sendo divulgado nas redes sociais e nos espaços das comunidades onde a LANXESS atua.

 

Todas as avaliações foram realizadas por uma banca composta por especialistas em sustentabilidade e os finalistas serão julgados por uma banca técnica,  composta por representantes da LANXESS, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Educação, da imprensa local e da sociedade civil.

 

Os 50 projetos inscritos receberão, até o final do mês de julho, sua classificação no ranking geral do Concurso e considerações técnicas, que possam contribuir para a reflexão da equipe sobre o potencial do projeto e os caminhos para sua ampliação ou fortalecimento.

 

Confira os finalistas!

 

Porto Feliz (SP)

- Reciclagem Orgânica na antiga colônia da Fazenda Capoava, de Antônio de Sant’ Ana Galvão

- Casa Sustentável Cultural, de Drusila dos Santos Marques da Silva / Escola Municipal Prof.ª Vilma Fernandes Antonio

- Aprendendo com as sementes, de João Carlos Seiki Nagamura / Instituto Refloresta (Associação Ecoar Florestal)

- Gincana Socioambiental: Cuidando do meio ambiente, ele fica inteiro, de Urias de Oliveira / Escola Prof° António de Pádua Martins e Melo

- A Escola Aurora faz, o planeta sente, de Juliana Moura Gutierrez / EMEF Prof.ª Aurora Machado Guimarães

 

São Leopoldo (RS)

- Escola Sustentável, de Marcelo Pelissari / E.M.E.F. Prof. José Grimberg

- Água Viva – Revitalizando o Arroio da Manteiga, de Sandra Lilian Silveira Grohe / Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta

- Mundo Mais Limpo, de Carolina Alejandra Molina Reyes / Associação Mundo Mais Limpo

- Escola Consciente: educação ambiental para a Sustentabilidade, de Luci Mara Ferreira das Neves / ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARECHAL ILHA MOREIRA

- AAPER: Análise das Aplicações do Poliestireno Expandido Reaproveitado, de Luana de Oliveira Pacheco / Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt

 

São Paulo (SP)

- Plantando Esperança, de Andrés Quintanilla Luna / Associação Solidariedade em Marcha (SOMAR)

- Águas para o Monte Azul, de Patrícia Dunker / Associação Comunitária Monte Azul

- Hortativa, de Helena Ruette / Coletivo Aguapé

- Escolas Naturais, de Juliana Gatti Pereira Rodrigues / Instituto Árvores Vivas para Conservação e Cultura

- Óleo Vivo, de Renato Rocha de Lima

 

Sobre o Ciclo Verde:

O “Ciclo Verde”, concurso que tem por objetivo promover projetos, iniciativas e negócios sociais que busquem solucionar problemas socioambientais de suas comunidades nas áreas de cultura, educação, proteção climática e água, está na sua 7ª edição.

 

Em 2017 ele está acontecendo em São Paulo, com foco na zona sul, em São Leopoldo e em Porto Feliz, e selecionará os projetos que melhor incentivarem comportamentos sustentáveis relacionados à economia/eficiência energética, uso racional de recursos ambientais (água), educação ambiental e negócios sociais. 

 

Além de oferecer um apoio financeiro de R$10 mil reais para a concretização das melhores ideias, o Ciclo Verde tem um cunho educacional, e oferece aos projetos selecionados o apoio técnico de uma consultoria especializada, por meio de workshops sobre gestão de projetos socioambientais e acompanhamento quinzenal.