2014-03-06
De C para A, como aumentar a qualidade de um pneu?
Descubra como deixar um pneu mais econômico, sustentável e com melhor performance, passando por um processo já conhecido.
Sao Paulo -
Com as exigências de segurança no trânsito cada vez mais rígidas, os motoristas começam a se preocupar e ficam cada vez mais atentos aos aparatos que antes tinham menos destaque. Os pneus, por exemplo, começam a ser reconhecidos pelo consumidor comum como itens de segurança e hoje ganham destaque por evitarem acidentes, pois, permitem melhor frenagem em pista molhada, assim como emitirem menos poluentes porque reduzem o consumo de combustível. São os chamados pneus de alta performance.
Para facilitar a identificação de um pneu de alta performance, em 2016 a rotulagem de pneus será obrigatória no Brasil. A etiquetagem, que já está em vigor na UE há mais de um ano, será semelhante a de eletrodomésticos, dando uma classificação de A à G para os pneus, mostrando sua eficiência quanto à economia de energia, frenagem em pista molhada e emissão de ruídos.
Mas para os que não vão trocar de pneu tão cedo, seria possível transformar um pneu de classificação C em um A, por exemplo? A resposta é sim! Mas o processo só é recomendado para pneus de carga e de grande porte, como os dos ônibus e dos caminhões, no caso de sua reforma. . A ideia é que uma frota que tenha os caminhões com pneus de classificação C, após a banda de rodagem se desgastar em sua primeira vida, seja feita a reforma do pneu com uma banda de rodagem de classificação A, deixando-o com as características do famoso pneu verde, que além de possuir a melhor classificação de qualidade, colabora na redução do consumo de combustível em 7,5% - se comparado com um de classificação G, além de diminuir a emissão de poluentes.
E qual a vantagem em fazer isso? Para um frotista existem inúmeras! Além de todas as vantagens imediatas como a economia de combustível, a economia do próprio pneu e mais segurança, a longo prazo isso se transforma em lucro, já que tantas economias estarão atreladas e tudo isso com um simples passo.
"Um pneu que tenha uma carcaça de boa qualidade e seja classificado como D pode ganhar uma banda pré-moldada superior B, por exemplo, sem problema algum. É até sugerível que se faça isso, pois haverá um salto de qualidade do pneu recapado", diz Christoph H. Kalla, Vice- Presidente de Marketing e P&D da unidade de negócios Performance Butadiene Rubbers da LANXESS.
Com o tempo, os pneus verdes tendem a se popularizar e, a população, estar mais consciente sobre a necessidade de utilizar pneus mais seguros e mais sustentáveis. Com essa nova demanda, a LANXESS continua se aperfeiçoando para contribuir com um mundo mais verde e seguro.
Fonte: Revista Pneus Press