2014-04-22

LANXESS participa da 11ª edição da Expobor

Sao Paulo -

A LANXESS, líder mundial na fabricação de borracha sintética, participará, entre os dias 23 e 25 de abril, da EXPOBOR - Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha. Na edição deste ano, a empresa estará representada pelas unidades de negócios: Performance Butadiene Rubbers (PBR), Keltan Elastômeros (KEL), Rhein Chemie (RCH), Butyl Rubber (BTR), High Performance Elastomers (HPE) e Rubber Chemicals (RUC).

Juntas, essas seis unidades de negócio trarão para a feira matérias-primas de alta qualidade e de excelentes características de processabilidade, regularmente utilizadas nas seguintes aplicações: pneus, bandas de rodagem, câmaras de ar, correias transportadoras, solado de sapatos, tampas farmacêuticas, vestuário de proteção, modificadores de plásticos e adesivos, cabos de engenharia, vedações, mangueiras, entre outros.

De acordo com o presidente da LANXESS no Brasil, Marcelo Lacerda, a participação na Expobor é de extrema importância para a LANXESS, uma vez que borracha é um dos principais negócios da companhia. “A feira possibilita uma aproximação ainda maior com clientes e parceiros da empresa”, destaca o executivo.


Caminhões economizam quase 10% de combustível com Pneus Verdes

A unidade de negócios Performance Butadiene Rubbers (PBR) irá compartilhar os resultados de um teste de estrada, em reais condições de rodagem, que comprovam que pneus “verdes’ reduzem o consumo de combustível de caminhões em 8,5% e podem economizar vários milhões de euros por ano para as empresas de transporte e logística. Os resultados vieram um ano após a União Europeia ter lançado a rotulagem obrigatória de pneus. No Brasil, um sistema semelhante será introduzido em 2016. O teste foi realizado com a colaboração da empresa de logística TALKE e aferido por uma das principais organizações de serviço técnico do mundo, a TÜV Rheinland.

"Provamos neste teste que os pneus de alta performance proporcionam um grande potencial de economia para veículos. Além disso, pneus ‘verdes’ são não apenas eficazes na redução de custos operacionais, mas também contribuem protegendo o meio ambiente”, disse Humberto Lovisi, líder da unidade de negócios PBR para América Latina.

O teste mostrou que a mudança para os ‘pneus verdes’ trás uma série de benefícios: uma frota com 300 caminhões de 40 toneladas cada, que rodava anteriormente com pneus de classificação D da rotulagem da União Europeia (UE), pode economizar 1,5 milhão de Euros (R$ 4,8 milhões) por ano em custos de combustível, apenas mudando para pneus classificados como A e B (com uma distância de 150 mil km por veículo e um preço de combustível de €1,40/litro). As reduções de CO2 somariam mais de três mil toneladas métricas por ano.


Novo sistema de vulcanização

A unidade de negócios Keltan (KEL) leva à feira um novo sistema de vulcanização através de resinas fenólicas, um processo que possibilita os mesmos benefícios da vulcanização com peróxido, mas com a vantagem de que o processo pode ser efetuado em contato com o ar. “Procuramos estender nosso suporte técnico para além de nossos produtos, buscando prover facilidades e melhorias nos processos de nossos clientes para benefício direto em seus negócios”, disse Marcos Oliveira, líder de KEL para América Latina.

KEL é a maior fornecedora mundial de elastômeros de etileno-propileno (EPM e EPDM), comercializados sob a marca Keltan®, e sua derivação ecológica Keltan® ECO, a primeira borracha de EPDM do mundo derivada exclusivamente do recurso renovável cana-de-açúcar.

Outra novidade de KEL é o lançamento da Keltan 3250, que foca os segmentos pneumático e de câmaras de ar. Este novo grade possibilita um conjunto de benefícios, como maior durabilidade da peça, menor uso de antioxidantes na fórmula, facilitação no processamento e economia de custo.


Valor agregado e produtos feitos sob medida


Com 125 anos de existência, a unidade de negócios RheinChemie (RCH) é uma tradicional fornecedora de produtos químicos pré-dispersos, aditivos e especialidades químicas feitos sob medida para as indústrias de borracha, lubrificantes e plásticos, bem como borrachas de poliuretano. Apresentará durante a Expobor as novidades em suas linhas de produtos destinados ao segmento de borracha, entre as quais: Rhenogran (Aceleradores), Aktiplast (Peptizantes), Rhenodiv (Desmoldantes), Rhenoshape ( Bladders de vulcanização, utilizados na fabricação de pneus), Rhenomark (Tintas de marcação), Antilux (Antiozonantes) e Aflux (Agentes de fluxo).


Alta impermeabilidade a gases e líquidos

A unidade de negócios Butyl Rubber (BTR) produz borrachas butil e halobutil de alta qualidade para a indústria de pneus e artefatos de borracha. Sua grande vantagem: alta impermeabilidade a gases e líquidos. Esta propriedade é muito útil para revestimentos internos de pneus, câmaras de ar e outros nichos de mercado, como vedação de frascos farmacêuticos e roupas protetoras. Apresentará na Expobor três linhas de produtos: Butyl Regular, Bromobutyl e Chlorobutyl.


Borracha nitrílica com entrega just-in-time

A unidade de negócios High Performance Elastomers (HPE) fortifica o sucesso do suprimento local de borracha nitrílica, que agora dispõem de ampla linha deste polímero, com preços competitivos e entregas just-in-time.

HPE enfatizará, ainda, o Levapren, produto revolucionário, fabricado apenas pela LANXESS, que possui propriedade antichama não halogênico. Permite uma blenda perfeita com produtos, tais como EVA e PVC, proporcionando um toque macio à peça final.


Excepcional qualidade em químicos para borrachas

A excepcional qualidade e as características dos produtos de Rubber Chemicals (RUC) fizeram desta unidade de negócios da LANXESS líder global na produção e distribuição de químicos para borracha. Durante a Expobor, terá como destaques, dentre outros produtos, o Vulcuren®, agente de vulcanização antirreversão aplicável em NR, IR, SBR, BR, o Cohedur®, um promotor de adesão da borracha ao tecido ou da borracha ao metal à base de resorcinol e formaldeído e o mais novo plastificante para compostos verdes, base sílica, Vulkanol P®.


15º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha

A LANXESS participará, também, do 15º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que acontecerá paralelamente à feira. Ao todo serão seis palestras:

Dia 23/4, às 9h: “SSBRs para atender exigências da indústria pneumática”, por Mônica Romero Santos.

Dia 23/4, às 10h40: “Permanently coated bladders for efficient tire production”, por Dietmar Hoff.

Dia 23/4, às 14h20: “Zeolite activated resol cure of EPDM”, por Martin Van Duin.

Dia 23/4, às 16h: “Óleos renováveis como óleos de processo”, por Manoel Remigio.

Dia 24/4, às 11h40: “Polymers filter interactions a tool and challenge for High Performance Elastomers”, por Robert H. Schuster.

Dia 24/4, às 13h45: “Vulkanol® P – “A new Processing Plasticizer for Silica Compounds”, por Hermann-Josef Weidenhaup.


Venha nos visitar na EXPOBOR!

Evento: LANXESS na Expobor 2014
Data: 23 a 25 de abril
Horário: das 14h00 às 21h00
Local:  Expo Center Norte - Rua 2 C
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo