2014-02-04

Direção segura e consciente!

Porto Feliz promove palestras sobre conscientização no trânsito a fim de preservar vidas

São Paulo -

“Direção Consciente” é o nome da campanha que reuniu aproximadamente 100 colaboradores do site de Porto Feliz em apresentações sobre o tema. Durante os dias 14, 16 e 21 de janeiro, os funcionários foram divididos em grupos e aprenderam como se prevenir e evitar os acidentes no trânsito.

“O tema segurança não deve ser importante apenas quando você está em seu local de trabalho. Respeito, consciência e segurança são sempre necessários. Chegar no trabalho e voltar para casa com segurança é o mais importante”, destaca Robert Madersdorfer, gerente da fábrica de Porto Feliz.

Foram abordados assuntos relacionados à educação no trânsito e riscos vinculados a imprudência e desobediência à sinalização e às Leis de Trânsito.

“Abordar aspectos relacionados à direção consciente e orientar sobre a melhor maneira de agir diante de condições adversas por meio de programas educativos é uma maneira de fazer com que os colaboradores reflitam – sejam eles condutores ou pedestres – sobre a importância de sua contribuição para um trânsito seguro”, diz Marcelo Garcia, gerente de HSE em Porto Feliz.

As palestras foram ministradas pelo instrutor Luis Carlos de Campos, formado pela Instituição SESC Senat de Sorocaba, registrada pelos órgãos CONTRAN e DENATRAN. Parte do material de divulgação foi disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Viária de Trânsito (CSV) com fonte no DETRAN.

Todo cuidado é pouco


Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana: 6% por questões relacionadas à estrada e 4% por falhas mecânicas. No que tange aos motoristas, são três os principais problemas: imprudência, quando alguma regra é conscientemente quebrada; negligência, quando não há cuidado no cumprimento das normas; e imperícia, ou seja, falta da habilidade necessária à condução do veículo.

Por isso, todo cuidado é pouco!