2014-06-05

Dia do Meio Ambiente

Sao Paulo -

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O principal objetivo da data é conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Confira alguns dos objetivos do Dia:

  • Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  • Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  • Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  • Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.


Durante a data ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. Em muito países também ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Meio Ambiente na LANXESS

A LANXESS possui o Ciclo Verde, concurso de projetos ambientais voltado às comunidades, ONGs, escolas e pessoas interessadas. Esse ano ele acontece nos municípios de Montenegro, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Triunfo, no Rio Grande do Sul, e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como objetivo selecionar projetos comprometidos em apoiar o desenvolvimento socioambiental das comunidades através da implantação de ações voltadas à práticas de educação ambiental, conservação da água, fauna, flora, coleta seletiva, reciclagem, reflorestamento, entre outros.