2019-07-23

Alternativas econômicas para a poliamida 66

  • Novas poliamidas altamente reforçadas na série de produtos Durethan P da LANXESS
  • Alta durabilidade dinâmica
  • Propriedades mecânicas aprimoradas
  • Alto potencial para uso em construção leve e engenharia mecânica

Sao Paulo -

A empresa de especialidades químicas LANXESS está expandindo a sua linha de produtos de poliamida 6 Durethan P com a adição de duas variantes de material altamente reforçadas que podem ser usadas, entre outras aplicações, como uma alternativa econômica aos materiais de poliamida 66. Durethan BKV50PH2.0 e Durethan BKV60PH2.0EF têm níveis baixos de fibra curtas e 50 e 60 por cento em peso, respectivamente. O “P” no nome do produto vem de “Performance” e indica a alta resistência à fadiga desses materiais contra cargas pulsantes. Isso significa que esses grades são muitas vezes mais resistentes a cargas mecânicas cíclicas do que os produtos padrão com o mesmo conteúdo de fibra de vidro. As aplicações potenciais incluem estruturas de suporte para módulos elétricos e eletrônicos em baterias para veículos elétricos, carter de óleo do motor, módulos de filtro de óleo e tampas, suportes do motor e do chassi, pistões amortecedores e suporte do assento para carros de passageiros. Na engenharia mecânica, os novos materiais são adequados para componentes sobre alta tensão dinâmica, como engrenagens.


Substituindo a poliamida 66, mantendo o peso do componente


As propriedades mecânicas de ambos os termoplásticos de alto módulo estão em um elevado nível, similar àquelas de materiais de poliamida 66 compatíveis. “Como resultado, também vemos as inovações de produtos como alternativas econômicas aos compostos de poliamida 66, que se tornaram significativamente mais caros recentemente devido à sua escassez no mercado”, explica o Dr. Thomas Linder, especialista no desenvolvimento de Durethan. Testes na LANXESS revelaram que é possível usar variantes de produto com o mesmo conteúdo de fibra de vidro e, portanto, a mesma densidade de material que os substitutos. Como resultado, o peso do componente não aumenta.

Na Fakuma, feira internacional de processamento de plásticos, em outubro de 2018, a LANXESS apresentou os primeiros representantes da nova linha de produtos Durethan BKV30PH2.0, BKV35PH2.0, BKV40PH2.0 e Durethan BKV130P. Seus níveis de fibra de vidro estão entre 30 e 40 por cento. Possíveis aplicações incluem coletores de admissão e filtro de óleo para carros, bem como carcaça de rolamentos de ferramentas (furadeira, etc). O Durethan BKV130P modificado com elastômero é particularmente resistente a impactos e é adequado para componentes do sistema de travamento de móveis, por exemplo. Todos os quatro compostos são também substitutos indicados para a poliamida 66.


Melhor resistência à tração em altas temperaturas


Como os seus “irmãos”, os dois novos compostos super reforçados são caracterizados por propriedades mecânicas e estruturais avançadas. "Por exemplo, sua resistência à tração em altas temperaturas é maior do que as variantes padrão de poliamida 6 com o mesmo conteúdo de fibra de vidro", diz Linder. Para avaliar este comportamento sob uma carga pulsante, a LANXESS desenvolveu um teste de triagem de fadiga HiAnt que é baseado em um teste convencional de Wöhler. Isto revelou que sob uma carga transversal de 65 megapascals, a vida útil do Durethan BKV50PH2.0 é cerca de oito vezes mais longa do que a de uma poliamida 6 padrão com o mesmo conteúdo de fibra de vidro. Em uma comparação correspondente, o Durethan BKV60PH2.0EF demonstra um comportamento de fadiga que é cerca de dez vezes superior.

Ao mesmo tempo, Durethan BKV60PH2.0EF é caracterizado por suas boas propriedades de fluxo (easy flow, EF). O termoplástico é, portanto, fácil de processar apesar de seu alto grau de reforço de fibra de vidro. Sua fluidez é similar ao de uma poliamida 6 com um teor de fibra de vidro de 30 a 35 por cento.


HiAnt – atendimento ao cliente até o início da produção

Os serviços aos quais a LANXESS oferece suporte a parceiros de projeto durante o desenvolvimento de componentes para uso sob cargas pulsantes incluem uma ampla variedade de testes de componentes. “O equipamento no nosso centro técnico cobre todos os testes de vibração atuais para o comportamento de fadiga de componentes em aplicações de veículos”, explica Linder. O serviço ao cliente também inclui testes de limite de pressão em componentes do circuito de resfriamento do veículo, bem como testes de mudança de pressão e backfire.

Todos esses serviços fazem parte da HiAnt. Sob essa marca, a LANXESS agregou sua expertise em engenharia no desenvolvimento de componentes termoplásticos para clientes.


Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de EUR 7,2 bilhões em 2018. Atualmente, a empresa tem cerca de 15,400 funcionários em 33 países e está representada em 60 locais de produção em todo o mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários e especialidades químicas, aditivos e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World e Europa) e FTSE4Good.

Declarações prospectivas
Este comunicado versão da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e pontos de vista da empresa ou citados de fontes de terceiros. Diversos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, situação financeira, desenvolvimento ou desempenho da LANXESS AG sejam materialmente diferentes das estimativas expressas ou implícitas neste documento. A LANXESS AG não dá nenhuma garantia de que os pressupostos subjacentes a essas declarações prospectivas estejam livres de erros, nem assume nenhuma responsabilidade pelo futuro rigor das opiniões expressadas neste documento nem pela real ocorrência das previsões. Nenhuma declaração ou garantia (expressa ou implícita) será dada, e nenhuma confiança deve ser colocada em quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões, contidas neste documento. Nenhuma responsabilidade será assumida em relação a erros, omissões ou distorções contidas neste documento, por conseguinte, nenhum representante da LANXESS AG ou de qualquer de suas empresas afiliadas e nenhum dos diretores ou funcionários de tais pessoas se responsabilizará por qualquer coisa resultante direta ou indiretamente da utilização deste documento.

Informação para editores:
Todos os comunicados de imprensa da LANXESS e fotos que acompanham podem ser encontrados em http://press.lanxess.com. Fotos recentes dos diretores e outras imagens da LANXESS estão disponíveis em http://photos.lanxess.com. Imagens de TV podem ser encontradas em http://globe360.net/broadcast.lanxess/.

Você pode encontrar mais informações sobre os produtos químicos da LANXESS em nossa WebMagazine em http://webmagazine.lanxess.com.

Siga-nos no Twitter, Facebook, Linkedin e YouTube:

http://www.twitter.com/LANXESS
http://www.facebook.com/LANXESS
http://www.linkedin.com/company/lanxess
http://www.youtube.com/lanxess