2016-09-26

Simulado de Emergência

LANXESS participa de maior Simulado de Emergência no Porto de Santos (SP)

Santos (SP) -

A LANXESS participou do maior simulado já realizado no Porto de Santos, litoral de São Paulo, que foi organizado pela  Santos Brasil, empresa de operação de contêineres e logística que presta serviço para a LANXESS.

O simulado aconteceu na manhã do dia 13/09, no Guarujá, e teve como objetivo realizar um treinamento para avaliar o tempo de resposta dos funcionários da Santos Brasil e das autoridades locais em caso de um acidente envolvendo contêineres em terminais portuários.

A LANXESS aproveitou para treinar sua equipe do Comitê de Crise de São Paulo, envolvendo a Diretoria, área de Comunicação, Controladoria, Jurídico, Recursos Humanos, GPL, além das unidades de negócio AII e LD. A Suatrans, empresa que presta serviços para atendimento emergencial e soluções na prevenção e mitigação de acidentes com produtos perigosos, também foi treinada.

Cerca de 250 pessoas participaram do trabalho no local, como Representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama, Cetesb, prefeituras, Antaq, Receita Federal, Polícia Federal e Forças Armadas.

A ação começou por volta das 10h30, quando um contêiner foi quebrado para simular o vazamento de um produto químico da LANXESS chamado Purolan IDD, da LANXESS Distribution. Equipes de segurança da Santos Brasil e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, identificaram o produto e separaram os contêineres que não foram atingidos na ocorrência. Um funcionário também simulou que estava ferido e recebeu atendimento. Além disso, outro produto da LANXESS da BU AII, chamado Isocianato de Fenila, foi usado para simular perigo por estarem perto do incêndio. Uma equipe da LANXESS acompanhou todo o Simulado de perto.

Após a ação, o major 6º do Corpo de Bombeiros Daniel Tenorio dos Santos falou sobre o simulado que foi realizada no terminal. "Foi feito de uma forma real, como se fosse uma situação real, inclusive, com as nossas deficiências. Todas as vezes que temos incidentes de grande porte, temos que usar muita água e há a necessidade de pessoas, materiais grandes e um tempo grande. Esse simulado serve para que saibamos as necessidades em uma ocorrência", disse ele.