2012-06-15

Marco no tratamento de vinho

Outras aplicações possíveis para o Velcorin na UE

São Paulo -

A União Europeia abriu recentemente as portas para outras aplicações do Velcorin na indústria do vinho. Como resultado, esta tecnologia da LANXESS pode agora ser implantada em todas as fases de produção e para todos os tipos de vinho. O Velcorin (Dimetil, DMDC) pode ser usado para otimizar os processos existentes, como filtração ou adição de sulfitos, e também como um substituto para o envasamento a quente e preservação com sorbatos. Matthias Bracke, gerente de produto sênior da linha de negócios de Tecnologia de Bebidas da unidade de negócios da LANXESS Material Protection Products, comentou: "A estabilização do vinho com Velcorin não tem qualquer influência negativa sobre o sabor, odor ou cor. Por esta razão, a tecnologia é a primeira escolha para muitos enólogos e produtores de vinho: ela não altera nem um pouco o caráter do vinho, ele simplesmente ajuda a estabilizá-lo”. 

O Velcorin é testado com sucesso há muitos anos fora da UE, como um processo enológico, em uma vasta gama de aplicações em novos países produtores de vinho no mundo. Na Europa, no entanto, houve restrições em relação à utilização da tecnologia para os vinhos secos (abaixo de 5 g de açúcar residual por litro). Agora, a UE seguiu a recomendação da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) para permitir o uso do Velcorin na produção de vinhos secos. 

 

Na produção de vinho, o Velcorin protege-o contra o ataque microbiológico através de microorganismos indesejados, e protege contra a deterioração. Especialmente com vinhos de alta qualidade, que são armazenados em barris por muitos meses e até mesmo anos, há um grande risco de ataque de Brettanomyces, um gênero de fungo que entra no vinho e muitas vezes só se torna perceptível no sabor depois de vários meses. O Velcorin, em particular, é altamente eficaz contra essas leveduras e é amplamente utilizado com resultados muito bons nos Estados Unidos. Mesmo em baixas dosagens, o produto pode assegurar que os vinhos tratados mantenham a sua alta qualidade, ao mesmo tempo em que economiza tempo e custos em comparação com processos alternativos. 

 A LANXESS comercializa com sucesso o Velcorin para a indústria de bebidas há vários anos. O produto de especialidade é usado tanto para refrigerantes e não alcoólicos, quanto para o vinho, permitindo que os produtores cumpram com as rigorosas exigências de segurança microbiológica. Após a adição à bebida, o DMDC rapidamente se decompõe em pequenas quantidades de metanol e dióxido de carbono, que são, de qualquer maneira, os componentes naturais de muitas bebidas. Por esta razão, nem o sabor, nem o odor e a cor da bebida são influenciados.

O Velcorin é altamente eficaz, neutro para o sabor e econômico, e as bebidas estabilizadas são compatíveis com todas as formas conhecidas de embalagem secundária, como PET e garrafas de vidro, latas, caixas e BiBs (bags-in-box). Sua variedade de utilização abrange desde vinhos e bebidas de sucos de fruta até chá gelado e bebidas isotônicas esportivas. O Velcorin também é usado em água não-carbonatada e água aromatizada gaseificada.