2022-07-01

LANXESS: Meta de tornar toda a cadeia de valor neutra para o clima

  • Meta de Escopo 3: emissões indiretas na cadeia de valor upstream e downstream serão eliminadas até 2050
  • Iniciativa Science Based Targets aprovada: LANXESS está no caminho de 1,5 grau
  • Foco em matérias-primas sustentáveis, logística verde e produtos neutros para o clima
  • Confirmada meta de neutralidade climática até 2040 para emissões diretas e energia comprada (escopos 1 e 2)

São Paulo -


São Paulo, 11 de agosto de 2022 – A empresa de especialidades químicas LANXESS está dando o próximo passo em direção à proteção climática e estabeleceu uma meta para suas emissões de Escopo 3: o Grupo pretende tornar neutras para o clima suas cadeias de suprimentos upstream e downstream até 2050. Isso inclui emissões indiretas, principalmente de matérias-primas compradas, mas também de produtos logísticos e finais. Até 2030, as emissões de Escopo 3 devem ser reduzidas em 40%, em comparação com o ano base de 2015, de 27.000 para 16.500 quilotoneladas de equivalentes de CO2. Para emissões diretas na produção (Escopo 1) e para fontes de energia (Escopo 2), a LANXESS já havia estabelecido, há três anos, a meta de se tornar neutra para o clima até 2040.

As metas climáticas da LANXESS estão alinhadas com o Acordo Climático de Paris. E agora foram aprovadas pela renomada iniciativa Science Based Targets (SBTi). Essa iniciativa conjunta, que reúne a organização de proteção climática CDP (Carbon Disclosure Project), o Pacto Global da ONU, o Instituto de Recursos Mundiais e o Fundo Mundial para a Natureza (World Wide Fund, WWF), validou as metas do Grupo para reduzir suas emissões e aprovou que a LANXESS está ajudando a limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 grau Celsius. Essa temperatura é geralmente considerada o limite para prevenir uma catástrofe climática.

"Para deter as mudanças climáticas, nossas sociedades devem se transformar para atingir a neutralidade climática. Queremos fazer a nossa parte. Nossa meta de nos tornarmos neutros em emissões diretas e fontes de energia até 2040 já é muito ambiciosa. Com as metas adicionais para nossas emissões de Escopo 3, estamos dando o próximo passo, em conjunto com nossos fornecedores e clientes", disse Matthias Zachert, presidente do Conselho de Administração da LANXESS AG. "A aprovação do nosso compromisso pela SBTi mostra que estamos no caminho certo e responsável."


"Hoje, a LANXESS se junta à crescente lista de empresas com metas consistentes baseadas na ciência, compatíveis com o limite de aquecimento global a 1,5°C",
disse Luiz Amaral, diretor executivo da Science Based Targets Initiative. "
Agora precisamos de mais atores corporativos para estabelecer metas ambiciosas como a LANXESS."

Estratégia desenvolvida para uma cadeia de suprimentos neutra em relação ao clima

Para atingir suas metas de Escopo 3, a LANXESS lançou o Programa de Cadeia de Valor Zero Líquido (Net Zero Value Chain). Essa estratégia de neutralidade climática em toda a cadeia de valor se baseia em três pilares:

Matérias-primas sustentáveis: a LANXESS está realinhando sua compra de matérias-primas e tem, cada vez mais, fornecido matérias-primas sustentáveis que são de base biológica (bio-based), recicladas ou produzidas com energias renováveis. Exemplos atuais dessas matérias-primas são o ciclohexano produzido de forma sustentável para plásticos de alto desempenho, sob a marca Durethan, ou polióis de poliéster à base de amido para pré-polímeros, sob a marca Adiprene.
Logística verde: A pegada de CO2 tem um peso maior no que se refere à seleção dos meios de transporte de carga. A LANXESS também pretende fazer uso de soluções inovadoras, como "navios verdes" com trens de condução sustentáveis. O melhor planejamento logístico também visa a aumentar a utilização de ativos de transporte, otimizar os modos de transporte de cargas e reduzir a demanda por transporte de cargas.
Produtos neutros para o clima: a LANXESS está expandindo sua gama de soluções e produtos neutros para o clima com baixa pegada de CO2. Desde o outono de 2021, esses produtos recebem o selo da marca "Scopeblue". Exemplos incluem o trimetilolpropano (TMP), sendo que cerca de metade desse produto é feito de matérias-primas sustentáveis, ou o composto Tepex, que é baseado em linho e ácido láctico. No médio prazo, a LANXESS pretende oferecer alternativas de baixo carbono e clima neutro para todos os seus produtos. O objetivo é ter exclusivamente produtos neutros para o clima em seu portfólio até 2050. A empresa também deseja quantificar a pegada de carbono de todos os seus produtos.

"Com o Programa Cadeia de Valor Zero Líquido (Net Value Chain), continuamos avançando na transformação do nosso portfólio de produtos em direção à neutralidade climática. Dessa forma, também estamos apoiando nossos clientes, que estão cada vez mais em busca de soluções sustentáveis", disse Zachert. 

Contato

Regina Thompson
Fleishman Hillard Brasil

Celular: +55 11 98134-9913
regina.thompson@fleishman-gip.com.br

A LANXESS é uma empresa líder em especialidades químicas, com vendas de 6,1 bilhões de euros em 2021. Atualmente, conta com cerca de 13.200 funcionários, em 33 países. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de intermediários químicos, aditivos e produtos de proteção do consumidor. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World and Europe) e FTSE4Good.

Declarações prospectivas

Este comunicado da empresa contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões, expectativas e opiniões da empresa ou citadas de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais, a posição financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da LANXESS AG diferam materialmente das estimativas expressas ou implícitas aqui. A LANXESS AG não garante que as suposições subjacentes a tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pela exatidão futura das opiniões expressas nesta apresentação ou pela ocorrência real dos desenvolvimentos da previsão. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita quanto a, e nenhuma confiança deve ser colocada sobre, quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões contidas neste presente, e nenhuma responsabilidade é aceita quanto a quaisquer erros, omissões ou declarações equivocadas contidas neste presente, e, consequentemente, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos oficiais de tal pessoa,  os diretores ou funcionários aceitam qualquer responsabilidade decorrente direta ou indiretamente do uso deste documento.


Informações para editores:

Todos os comunicados de notícias LANXESS e suas fotos que acompanham podem ser encontrados em http://press.lanxess.com. Fotos recentes do Conselho de Administração e de outros materiais de imagem LANXESS estão disponíveis em http://photos.lanxess.com.

Você pode encontrar mais informações sobre a LANXESS em http://lanxess.com/en/Media/Stories

Siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube:

http://www.twitter.com/LANXESS

http://www.facebook.com/LANXESS

http://www.linkedin.com/company/lanxess

http://www.youtube.com/lanxess