2016-09-05

LANXESS conclui a aquisição da unidade Clean and Disinfect da companhia Chemours

  • Autoridades antitruste aprovam a primeira aquisição da LANXESS após realinhamento dos negócios
  • Desinfetante Virkon é o principal produto da unidade
  • Contribuição de 20 milhões de Euros no EBITIDA anual, crescendo gradativamente para 30 milhões de Euros até 2020

Colônia -

A LANXESS, líder em especialidades químicas, anuncia a conclusão da aquisição da unidade de negócios Clean and Desinfect da empresa química americana Chemours. Todas as autoridades antitrustes já aprovaram a transação.

A LANXESS pagou cerca de 210 milhões de Euros pela unidade, que tem em sua linha de produtos diversos ingredientes e produtos químicos especiais voltados, especificamente, para soluções de desinfecção e higiene. A empresa pagou essa primeira aquisição pós-realinhamento dos negócios com a liquidez de sua receita.

"A aquisição é o primeiro marco em nosso caminho de crescimento e mais um passo no sentido de fortalecer o nosso negócio na América do Norte", afirmou Matthias Zachert, Presidente do Conselho de Administração da LANXESS. "A integração bem sucedida do novo negócio é nossa prioridade absoluta para que possamos nos beneficiar rapidamente desta expansão em nossa carteira de produtos químicos especiais."

A aquisição contribuirá aos lucros da empresa por ação (EPS) já no primeiro ano fiscal. Espera-se que esse negócio entregue uma contribuição EBITDA anual de cerca de 20 milhões de euros e que gradualmente, por efeitos de sinergia, cresça para aproximadamente 30 milhões de euros em 2020.

A nova área será integrada a unidade de negócios Material Protection Products da LANXESS, não apenas aumentando o portfolio de produtos, mas também expandindo o valor da cadeia de desinfetantes veterinários voltados para o público final. A unidade adquirida possui dois sites de produção em Memphis e North Kingstown nos Estados Unidos, e outro em Sudbury, no Reino Unido. O negócio, que compreende três linhas de produtos: desinfetantes, monopersulfato de potássio e dióxido de cloro, e atingiu em 2015 vendas de cerca de 100 milhões de Euros.

Os desinfetantes são utilizados principalmente no segmento veterinário. O produto mais conhecido é o Virkon S, desinfetante em pó líder mundial e com desempenho comprovado contra uma ampla gama de vírus, bactérias e fungos. É muito utilizado, por exemplo, para combater a febre aftosa e a gripe aviária.

O segundo segmento centra-se na produção e comercialização do monopersulfato de potássio ingrediente ativo da marca Oxone. Como produto é utilizado em aplicações de piscina e spa, em linhas de higiene pessoal e em aplicações de eletrônica. Já como ingrediente ativo é usado na formulação de produtos de desinfecção, especialmente da marca Virkon.

Por fim, o dióxido de cloro é utilizado como provedor de soluções em aplicações de tratamento de águas industriais.

Soluções de proteção de material da LANXESS

A unidade Material Protection Products da LANXESS tem atualmente uma força de trabalho de cerca de 350 pessoas, com unidades de produção em Krefeld-Uerdingen e Dormagen (Alemanha), Pittsburgh (Estados Unidos), Jhagadia (Índia), Changzhou (China) e Cingapura. Faz parte do segmento de Performance Chemicals, que registrou em 2015 vendas de cerca de 2,1 mil milhões de euros.

Os produtos dessa unidade de negócios são utilizados em todo o mundo em diferentes aplicações. Com um amplo portfólio de ingredientes ativos antimicrobianos e conservantes, a unidade de negócios oferece soluções sob medida para clientes em muitos setores industriais como, por exemplo, a indústria de proteção de madeira, indústria de tintas e revestimentos, o setor da construção e a indústria de bebidas. A unidade Material Protection Protucts também oferece assistência técnica, suporte regulatório e pesquisa e desenvolvimento em projetos específicos.

Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma companhia líder em especialidades químicas com vendas de 7.9 bilhões de euros, em 2015. Possui cerca de 16.600 colaboradores em 29 países. Atualmente a empresa é representada por suas 52 unidades de produção instaladas em todo o mundo. Seu core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de plásticos, borracha, intermediários e especialidades químicas. A LANXESS é membro do principal índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good Disclosure Leadership Index (CDLI).

Contatos com a imprensa

Virta Comunicação
Luciana Antão – Luciana.antao@virta.inf.br
Fernanda Arantes – fernanda.arantes@virta.inf.br
11 – 3083-4212