2016-05-10

LANXESS adquire a área de “Clean and Desinfect” da Chemours

  • A aquisição da “Clean and Desinfect” aumentará as vendas na América do Norte.
  • A área possui linhas bem consolidadas na parte de desinfecção veterinária.
  • A LANXESS irá expandir sua posição de mercados com altas margens de lucro.
  • O EBITDA anual irá aumentar cerca de 20 milhões de euros, gradualmente, para 30 milhões, até 2020.
  • A aquisição será paga a partir da renda líquida da LANXESS.
  • Primeira aquisição após o sucesso do programa de realinhamento.

Brasil -

A LANXESS,  empresa de especialidades e produtos químicos, está ampliando seu portfólio na unidade de negócios de Material Protection Products (MPP), assumindo a área de “Clean and Desinfect” da empresa química Chemours, com sede nos Estados Unidos. O negócio compreende ingredientes ativos, bem como produtos químicos utilizados, especialmente, em soluções desinfetantes e de higiene. Um dos seus principais produtos é o desinfetante da marca Virkon S, que está sendo implantado globalmente no setor de desinfecção veterinária e no combate às principais doenças animais, tais como a febre aftosa e gripe aviária.


Ambas as empresas já assinaram um acordo de aquisição. O valor, de cerca de 210 milhões de euros, será pago pela LANXESS por meio de sua renda líquida. O encerramento das negocialções está previsto para o segundo semestre de 2016 e a transação ainda deve ser aprovada pelas autoridades antitrustes.


Acredita-se que a aquisição trará lucro por ação (EPS) logo no primeiro ano fiscal. O negócio adquirido deverá gerar uma contribuição EBITDA anual de cerca de 20 milhões de euros, o que irá aumentar gradualmente, com efeitos de sinergia, para cerca de 30 milhões de euros até 2020.


O negócio é a primeira aquisição da LANXESS após a conclusão do seu programa de realinhamento. "Pretendemos reforçar a nossa posição, principalmente, nos mercados de médio porte, que são menos cíclicos, com altas margens e com perspectivas de crescimento", disse Matthias Zachert, Presidente Global do Conselho de Administração da LANXESS. "Temos feito progressos rápidos que estão expandindo nosso portfólio de especialidades químicas, nos tornando mais rentáveis e mais resistentes."


A LANXESS assume a “Clean and Disinfect” da Chemours com 170 colaboradores em todo o mundo e três unidades de produção: Memphis e North Kingstown, nos EUA, e Sudbury, no Reino Unido. Em 2015, a empresa alcançou vendas de aproximadamente 100 milhões de euros, sendo que cerca de metade foram na região da América do Norte. "Por meio da aquisição vamos crescer, especialmente, na região da América do Norte, onde ainda vemos boas oportunidades", disse Zachert.


O novo negócio será integrado na unidade de negócios Material Protection Products (MPP) da LANXESS. "Com essa nova aquisição estamos, não só expandindo nosso portfólio de ingredientes ativos, mas também seremos capazes de estabelecer uma cadeia de valor integrada no segmento de desinfetantes veterinários", disse Michael Schäfer, líder de MPP. "Além disso, vamos nos beneficiar com a vinda dos funcionários da Chemours, que possuem forte experiência técnica, marcas extremamente reconhecidas e uma redes de distribuição bem estabelecidas."


Clean and Desinfect: Três segmentos com posições de liderança

O negócio “Clean and Desinfect” da Chemours é composto por três segmentos: desinfetantes, monopersulfato de potássio e dióxido de cloro. Cada segmento detém posições de liderança em todo o mundo e serve mercados atraentes, que se beneficiam de tendências de crescimento intactas. Acima de tudo, o segmento de desinfecção veterinária mundial deverá crescer 6% ao ano (CAGR 2015-2020).


O segmento de desinfetantes se concentra em fornecer soluções para desinfecção veterinária. O seu produto principal, o desinfetante em pó globalmente comercializado sob o nome Virkon S, tem sido bem sucedido contra uma grande variedade de vírus, bactérias e fungos. Ele é implantado, entre outros, para combater as principais doenças tais como a febre aftosa, doença vesiculosa dos suínos e a gripe aviária.


O segundo segmento trata da produção e distribuição do ingrediente ativo de monopersulfato de potássio, com a marca de Oxone. Ele é usado em  piscinas e spas, em cuidados pessoais, na indústria eletrônica e, como ingrediente ativo, na formulação de produtos de desinfecção, especialmente em produtos da marca Virkon.


O segmento de dióxido de cloro é fornecedor de soluções para tratamento de água industrial.


O negócio de Proteção de Materiais da LANXESS

A unidade de negócios da LANXESS, Material Protection Products (MPP), possui cerca de 350 funcionários, opera em fábricas localizadas em Krefeld-Uerdingen e Dormagen (Alemanha), Pittsburgh (EUA), Jhagadia (Índia), Changzhou (China) e Singapura. Ela faz parte do segmento de Performance Chemicals, que gerou vendas de cerca de 2,1milhões de euros em 2015.


Os produtos da unidade de negócios são utilizados globalmente em uma ampla gama de aplicações. Com seu amplo portfólio de ingredientes ativos, antimicrobianos e conservantes, a MPP oferece soluções personalizadas para diversos setores industriais, como indústria de desinfecção, indústria de proteção de madeira, indústria de tintas e revestimentos, bem como o setor da construção e indústria de bebidas . Além disso, a unidade de negócios oferece serviço técnico abrangente, suporte regulatório e pesquisa e desenvolvimento de projetos específicos.


OBS: Todos os dados financeiros têm base na taxa de câmbio de 1,10 USD / EUR. Todas as referências ao EBITDA são pré-excepcionais.


A LANXESS é líder em especialidades químicas com vendas de 7,9 bilhões de euros em 2015 e cerca de 16.200 funcionários em 29 países. A empresa está atualmente representada em 52 unidades de produção em todo o mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários químicos, especialidades químicas e plásticos. Por meio da ARLANXEO, a joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um dos principais fornecedores de borracha sintética. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade, Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e no FTSE4Good.