2016-09-26

LANXESS anuncia plano para adquirir Chemtura

  • Com a aquisição surge grande negócio na área de aditivos
  • LANXESS expande presença na América do Norte
  • Grupo Chemtura possui vendas de aproximadamente 1,5 bilhão de Euros e EBITIDA pré-exceptional de cerca de 245 milhões de Euros nos últimos quatro trimestres
  • Sinergia de 100 milhões de Euros esperadas em 2020
  • EV/EBITDA multiplicada por 7 (incluindo sinergias)
  • Passo importante na criação da “nova” LANXESS

Colonia, Alemanha -

 

LANXESS galga o próximo marco em sua trajetória de crescimento com o anuncio do plano de aquisição da empresa americana Chemtura, uma das maiores provedoras de retardantes de chama e aditivos lubrificantes de alta qualidade. Com a maior aquisição de sua história, a LANXESS está investindo em sua própria carteira de aditivos e se tornará um dos principais players mundiais neste mercado em crescimento.

As companhias já assinaram um acordo de aquisição, no qual os acionistas da Chemtura irão receber 33,50 dólares por cada ação ordinária em circulação, o que representa um prêmio de 18,9% em relação ao valor de fechamento da ação (USD 28,18) em 23 de setembro de 2016. A transação de cerca de 2,4 milhões de euros serão financiados pela LANXESS, principalmente, por meio de títulos seniores e híbridos, bem como com a liquidez existente. A transação que deve ser concluída por volta do meio de 2017, foi aprovada pelos acionistas de Chemtura, mas ainda deve passar pela aprovação dos orgãos reguladores.

Com sede na Filadélfia, Pensilvânia, a Chemtura possui 20 fábricas em 11 países e aproximadamente 2.500 funcionários. A empresa registrou vendas de cerca de 1,5 milhão de euros nos últimos quatro trimestres com EBITDA pré-excepcional de cerca de 245 milhões de euros (margem EBITDA de aproximadamente 16%). Aproximadamente 45% do faturamento da Chemtura é proveniente da América do Norte. Além dos aditivos, o portfolio de produtos da companhia inclui uretanos e compostos organometálicos.

“Com a aquisição, estamos formando uma empresa campeã no segmento de aditivos e estamos fortalecendo nosso já existente portfolio”, explica Matthias Zachert, presidente do conselho de administração da LANXESS. “Por meio dessa aquisição, estamos implementando nossa estratégia de nos tornarmos uma empresa química mais resiliente e rentável. Estamos nos tornando significativamente mais competitivos nos mercados de médio porte e aumentando nossa presença na América do Norte. Com essa transação, a LANXESS está realizando um importante passo no caminho do seu crescimento.”

“A transação promove valor superior aos nossos acionistas e beneficia nossos clientes e colaboradores, fazendo a Chemtura parte de uma empresa global, muito mais forte e com recursos para apoiar plenamente um conjunto mais diversificado de produtos e serviços de especialidades químicas”, afirma Craig A. Rogerson, presidente, CEO e presidente do conselho de administração da Chemtura.

Para a LANXESS essa aquisição promoverá um aumento no lucro por ação (EPS) já no primeiro ano fiscal, com sinergia anual de aproximadamente 100 milhões de euros em 2020. A LANXESS espera um EV/EBITDA aproximadamente sete vezes maior, incluindo as sinergias da transação, indo ao encontro de sua meta de crescer entre 7 e 9 vezes por meio de aquisições, incluindo sinergias.  

LANXESS fortalece seus negócios com retardantes de chama e aditivos lubrificantes

Os dois segmentos de aditivos formam os pilares principais do negócio da Chemtura. Os dois, juntamente com a unidade de negócios Rhein Chemie  Additives (ADD), formam, após o fechamento da transação,  o novo segmento de aditivos de alta performance. A unidade ADD já oferece uma ampla gama de produtos e serviços para a produção de plásticos, borracha, lubrificantes e corantes, e emprega cerca de 1.600 funcionários em todo o mundo, em mais de 20 localidades. “Aditivos é um negócio muito atrativo no campo das especialidades químicas. Além de um custo relativamente baixo, esses produtos exigem forte expertise e possibilitam a criação de soluções customizadas. Nessa área, tanto a LANXESS quanto a Chemtura possuem uma longa experiência”, complementa Anno Borkowsky, líder da unidade de negócios Rhein Chemie Additives da LANXESS.

O primeiro pilar dos negócios de aditivos da Chemtura inclui a linha de aditivos lubrificantes e lubrificantes sintéticos para aplicações industriais como, por exemplo, nas indústrias de geração de energia e aviação. “Chemtura possui uma posição competitiva no segmento de aditivos lubrificantes. Além disso, a empresa também fabrica os precursores e intermediários necessários. Combinado com o nosso portfólio de aditivos, nos tornaremos o maior fornecedor de lubrificantes industriais e iremos fortalecer nossa competitividade na cadeia de valores”, explica Borkowsky. LANXESS espera que o mercado de aditivos lubrificantes industrial cresça a uma taxa anual de três a quarto por cento no médio prazo, impulsionado principalmente pelas exigências cada vez maiores no que diz respeito ao desempenho e sustentabilidade ambiental dos lubrificantes.

O segundo pilar é composto principalmente dos aditivos retardantes de chama a base de bromo, bromo elementar e outros negócios derivados de bromo. Retardantes de chama a base de bromo são utilizados em função da sua alta eficácia, especialmente nas indústrias de construção e eletrônicos. Chemtura é a maior fornecedora de bromo e produtos derivados e está bem posicionada devido à sua experiência. “O mercado de retardantes de chama continua a crescer principalmente em função da tendência de construções energeticamente eficientes, ” diz Borkowsky, complementando: “Com essa aquisição, nós nos tornaremos o maior fornecedor global de aditivos retardantes de chama de alta performance”. No futuro, nós poderemos oferecer aos nossos clientes bromados e produtos à base de fósforo de uma única fonte”. Os aditivos da Rhein Chemie já possuem uma posição competitiva no negócio de retardantes de chama à base de fósforo e já fazem parte de uma cadeia de valor integrada. A LANXESS espera um crescimento do segmento de retardantes de chama de três a quarto por cento no médio prazo.

Novo campo de negócios para LANXESS: Uretano e compostos organometálicos

Chemtura é o maior provedor de uretano para pré-polimeros fundidos com calor, dispersões aquosas de uretano e polióis de poliéster. Estes são componentes para poliuretanos especiais, que são utilizados principalmente nas indústrias de construção, mineração, petróleo / gás, esportes e eletrônicos. Rolos para correias transportadoras e patins são fabricados, por exemplo, a partir destes poliuretanos. O negócio de uretanos será integrado ao segmento de High Performance Materials da LANXESS, unidade na qual os plásticos de alta tecnologia estão ancorados.

Chemtura é apontada entre as principais empresas do mundo em compostos organometálicos. Esses compostos químicos são utilizados, entre outras coisas, como catalisadores na produção de polímeros e na síntese de produtos químicos finos e farmacêuticos. Essa linha de negócios fará parte da unidade Advanced Industrial Intermediates da LANXESS.

Sobre a LANXESS
A LANXESS é uma companhia líder em especialidades químicas com vendas de 7.9 bilhões de euros, em 2015. Possui cerca de 16.700 colaboradores em 29 países. Atualmente a empresa é representada por suas 55 unidades de produção instaladas em todo o mundo. Seu core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de plásticos, intermediários e especialidades químicas. Por meio da ARLANXEO, joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um dos principais fornecedores de borracha sintética do mundo. A LANXESS é membro do principal índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e do FTSE4Good.

Declarações Prospectivas
Este release contém certas declarações prospectivas, incluindo suposições, opiniões e pontos de vista da empresa, ou citados a partir de fontes de terceiros. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores podem causar resultados reais, situação financeira, desenvolvimento ou desempenho da LANXESS AG para diferir materialmente das estimativas, expressas ou implícitas aqui. O LANXESS AG não garante que os pressupostos subjacentes de tais declarações prospectivas estejam livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pelo futuro das opiniões expressas nesta apresentação ou a ocorrência real dos desenvolvimentos previstos. Nenhuma representação ou garantia (expressa ou implícita) é feita a respeito, e não se deve confiar em qualquer informação, estimativas, metas e opiniões, aqui contidos, e nenhuma responsabilidade será aceita como a quaisquer erros, omissões ou distorções contidas neste documento e, por conseguinte, nenhum representante da LANXESS AG ou qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um dos administradores, diretores ou empregados dessa empresa aceita qualquer responsabilidade decorrente, diretamente ou indiretamente, do uso deste documento.

Informações adicionais Importantes
Este release refere-se à proposta de aquisição da Chemtura Corp pela LANXESS AG. As informações incluídas neste documento estão sendo fornecidas apenas para fins informativos e não constitui uma oferta de venda ou uma solicitação de uma oferta de compra de quaisquer títulos, nem uma solicitação de qualquer voto ou aprovação. Vale ressaltar, que não existe um mercado público para os títulos da LANXESS AG nos Estados Unidos. A aquisição proposta será submetida aos acionistas da Chemtura Corp para sua consideração, e a Chemtura Corp pretende apresentar uma declaração de procuração com os EUA Securities and Exchange Commission ("SEC") e enviar tal declaração de procuração aos seus acionistas registrados. Antes de fazer qualquer voto ou qualquer decisão de investimento, investidores e acionistas DEVEM LER A DECLARAÇÃO DE PROCURAÇÃO definitivas quanto à operação proposta, e os OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES ARQUIVADOS OU QUE DEVEM SER ARQUIVADOS JUNTO À SEC, E EM SUA TOTALIDADE QUANDO ELES FOREM DISPONIBILIZADOS, POIS ESSES DOCUMENTOS CONTERÃO INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A TRANSAÇÃO PROPOSTA. Os investidores e acionistas poderão obter cópias gratuitas da declaração de procuração, e de qualquer outro documento contendo informações importantes sobre Chemtura Corp., uma vez que esses documentos são arquivados junto à SEC, por meio do site www. sec.gov. Cópias dos documentos arquivados junto à SEC pela Chemtura Corp estarão disponíveis gratuitamente no site da Chemtura Corp em investor.chemtura.com sob o título "Financials e Limalha". Acionistas da Chemtura Corp também poderão obter uma cópia gratuita da declaração de procuração definitiva em contato com o Departamento de Relações com Investidores da Chemtura Corp. (203) 573-2153.