2018-11-22

Ação de voluntariado mobiliza ARLANXEO no Brasil

Inspirado no dia do voluntariado, a companhia incorporou a atividade no seu calendário anual

Brasil -

A ação de voluntariado organizada pela ARLANXEO tem ganhado cada vez mais adeptos. A última edição, que aconteceu no sábado, 10 de novembro, reuniu um total de 56 voluntários, entre colaboradores próprios e contratados, das localidades de Cabo de Santo Agostinho (PE), Duque de Caxias (RJ) e Triunfo (RS). Em Triunfo, as fábricas das unidades de negócio TSR e HPE uniram forças para uma atividade unificada.


Este ano, para definir os locais onde as ações aconteceriam, foi feito um alinhamento com o programa de sustentabilidade da empresa. Todas as escolas participantes do dia do voluntário já se inscreveram no Ciclo Verde. Algumas delas não pontuaram no concurso a ponto de receber o suporte do programa, contudo, também são carentes de assistência. Por isso, a companhia considerou que seria interessante realizar algum tipo de atividade de apoio também. O objetivo é sempre fortalecer o vínculo com os moradores do entorno da comunidade.


Em Cabo de Santo Agostinho, na Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio os voluntários pintaram o muro externo, usando técnica de grafite em parede. Para a atividade foram convidados dois profissionais especializados que assessoraram os voluntários. Além da pintura, foram instaladas lixeiras de coletiva seletiva, com objetivo de despertar a consciência ecológica nas crianças. Também foram colocadas prateleiras, suporte para TV e realizada a limpeza dos armários. "É muito gratificante poder participar e poderia ter sido ainda melhor se mais pessoas se conscientizassem e participassem deste evento também. Foi ótimo ver o empenho e a participação dos alunos. É uma das coisas que não quero deixar de fazer nunca”, disse Marcos Gaudino, mecânico em refrigeração da prestadora de serviços Airtec Sertac, e que foi um dos voluntários em Cabo.


Em Duque de Caxias, a ideia foi reforçar a presença em uma escola que já é parceira. A Escola Municipal Manoel Reis, que participou este ano Ciclo Verde com o projeto Um Cantinho Verde para Chamar Nosso, concluiu a montagem da midiateca com a ajuda dos colaboradores da ARLANXEO. Além de reformar a sala, antes do dia da ação, os colaboradores pintaram uma parte do local, colocaram as estantes e decoraram o ambiente. A midiateca também recebeu doação de livros dos colaboradores de Caxias. Foi promovida, ainda, uma gincana interativa para produção de desenho livre, modelagem em massinha, oficina de bolinhas de sabão, brincadeiras de palavra escondida, circuito com bambolê, cones e obstáculos e desenhos da silhueta das crianças em papel kraft. Tudo isso com objetivo de estimular a cognição e melhorar o aprendizado.


A escola EMEF Miguel Couto, em Nova Santa Rita, no RS, foi o local escolhido pelos voluntários de Triunfo TSR e Triunfo HPE para compartilhar um dia inteiro de atividades com as crianças. Começou com café da manhã, na sequencia foram realizadas atividades educativas com uso de jogos como xadrez e ping-pong. Além disso, os colaboradores pintaram a sala do laboratório do colégio. Depois das atividades, as crianças e os voluntários compartilharam de um almoço. Ronaldo Roggia, Assistente de Facilities pela Sertec, participou como voluntário este ano e considerou muito divertida a interação com as crianças. “Estavam todos comprometidos em ajudar a participar dos trabalhos. Foi muito mais prazeroso do que trabalhoso. Espero poder participar de outras atividades semelhantes”, contou Ronaldo.


Para Aline Schneider, engenheira da HSEQ em Triunfo HPE, que participou pela primeira vez da ação do dia do voluntário foi muito gratificante pelo fato de estar ajudando a escola e toda a comunidade envolvida. “O dia foi muito legal também porque teve uma integração entre o pessoal da escola (alunos, professores e direção) com a ARLANXEO. O trabalho foi realizado por todos, criando um clima de cooperação mútua", lembra Aline.