2015-12-02

A indústria global de pigmentos em transição - Transformando desafios em criação de valor sustentável

LANXESS realiza Simpósio de Pigmentos na China

Colônia -

A LANXESS, fabricante de pigmentos sintéticos de óxido de ferro, realizou no dia 19 de novembro o segundo Simpósio de Pigmentos LANXESS em Xangai, China. O tema este ano foi “A indústria global de pigmentos em transição - Transformando desafios em criação de valor sustentável”, e a unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos (IPG) novamente forneceu aos especialistas e usuários mundiais uma plataforma de discussão para aprenderem mais sobre os atuais desenvolvimentos e desafios futuros na indústria de pigmentos.


Questões como a implementação contínua de regulamentos ambientais progressivos na China, o avanço simultâneo da consolidação na indústria global de pigmentos e os novos desafios que a indústria de tintas e revestimentos está enfrentando foram o assunto de animada discussão. Mais de 150 participantes internacionais, incluindo clientes e parceiros de vendas, além de representantes de governo, associações profissionais e a mídia, estiveram presentes no evento.


A China é o maior mercado de vendas e o maior centro de produção em todo o mundo de pigmentos inorgânicos de óxido de ferro. A economia do país está em uma fase de reestruturação, que também está afetando muito a indústria de pigmentos. “O aumento dos regulamentos ambientais está forçando diversos fabricantes chineses a fechar suas unidades de fabricação. Entretanto, apesar das crises localizadas, temporárias, a demanda global de pigmentos inorgânicos está em alta, devido em parte à urbanização em expansão. Esse desenvolvimento possui consequências de longo alcance para a indústria global de tintas e revestimentos”, explicou Rafael Suchan, chefe dos negócios de pigmentos da LANXESS na região Ásia/Pacífico.


Representantes das autoridades chinesas concordaram que a consolidação continuará na indústria de pigmentos. É mais do que evidente, a partir do 13º plano de cinco anos da China e de sua influência na indústria de tintas e revestimentos, que os fabricantes de pigmentos de óxido de ferro somente poderão operar com sucesso na China no futuro se estiverem em conformidade com leis ambientais restritas. O conceito de desenvolvimento nacional define claramente o objetivo de aprimorar fundamentalmente a qualidade de vida até 2020 ao reduzir dramaticamente a poluição ambiental. Para a indústria de pigmentos, isso significa que todas as fábricas produtoras de pigmentos, sem exceção, são obrigadas a cumprir elevados padrões ambientais com base em extensivas avaliações de risco e revisões.


Os representantes do governo discutiram ainda mais os impactos da nova legislação ambiental da China: as empresas estarão sujeitas a drásticas sanções se não estiverem em conformidade com as novas diretrizes. Em 2014 apenas, o número de delitos ambientais processados triplicou em comparação ao ano anterior. Além disso, o número de fabricantes de pigmentos com capacidade anual inferior a 10.000 toneladas métricas continuará a declinar como resultado da nova legislação. O objetivo do governo é promover maior consolidação industrial. Ao final, permanecerão no mercado chinês somente alguns poucos fabricantes de óxido de ferro com instalações sustentáveis de produção e aumento de capacidade.


Jörg Hellwig, chefe da unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos da LANXESS, explicou que avanços tecnológicos e processos otimizados de fabricação são de importância crítica para o cumprimento desse objetivo. “Os desenvolvimentos na China não deixam dúvida que os investimentos, a especialização técnica e as novas soluções de processos são uma parte integral de qualquer modelo de negócios voltado ao sucesso de longo prazo, e crucial para o avanço de nossa indústria”.
Hellwig explicou ainda como eles podem ser implementados com base no exemplo do novo processo de Ningbo, que foi projetado pela LANXESS especificamente para a produção compatível com o meio ambiente de pigmentos vermelhos na China e será usado em sua nova fábrica de produção em Ningbo. “Em contraste com o processo convencional Penniman red, comum hoje em dia na China, essa nova tecnologia reduz dramaticamente as emissões de resíduos de gás e inclui um sistema de tratamento muito eficiente para a água de processo, que utiliza desnitrificação biológica, ultrafiltragem e osmose reversa tão eficientemente que praticamente toda a água pode retornar ao processo”.


Norbert Mahr, diretor de “Global Procurement Inorganics” na BASF SE, explicou no Simpósio de Pigmentos da LANXESS como a gestão sustentável de aquisições pode ajudar a combinar objetivos econômicos e ecológicos. “A sustentabilidade em aquisições significa considerar também não apenas fatores econômicos, mas também os aspectos importantes de proteção ambiental, responsabilidade social e conformidade com os regulamentos do governo e, se necessário, trabalhar as melhorias com nossos fornecedores”.


A BASF, portanto, uniu forças com outras empresas, inclusive a LANXESS, na iniciativa Juntos pela Sustentabilidade (Together for Sustainability - TfS). O objetivo dessa iniciativa é desenvolver um programa global para a aquisição responsável de mercadorias e serviços e para melhorar os padrões sociais e ecológicos nos fornecedores.
Durante a discussão final do palanque, Dennis Scholz, gerente geral da Harold Scholz & Co. GmbH, Clifford Schoff, Schoff Associates, Hao Li, gerente geral da HCA Consulting China e Christian Wolfrum, gerente de projeto do Boston Consulting Group, discutiram os atuais desenvolvimentos de mercado, desafios, inovações e megatendências na indústria de revestimentos.


Como no evento inicial de 2013, o simpósio deste ano teve o caráter de uma troca científica de alto nível, dando aos convidados uma oportunidade de conversar amplamente com especialistas e colegas da indústria especializados em diversas áreas. “A resposta tão positiva que recebemos dos participantes e oradores nos incentiva a continuar a promover esse evento regularmente”, disse Hellwig, e anunciou que o próximo Simpósio de Pigmentos da LANXESS está programado para ocorrer na América do Norte em 2017.

LANXESS is a leading specialty chemicals company with sales of EUR 8.0 billion in 2014 and about 16,300 employees in 29 countries. The company is currently represented at 52 production sites worldwide. The core business of LANXESS is the development, manufacturing and marketing of plastics, rubber, intermediates and specialty chemicals. LANXESS is a member of the leading sustainability indices Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) and FTSE4Good.